CLIMA
Tempo firme e calor antecedem frente fria com queda brusca de temperatura em Mato Grosso do Sul
Ar seco e sol predominam até quarta-feira (17), mas mudança no clima trará chuva isolada e frio intenso entre quinta (18) e sábado (20)
16/07/2025
06:30
REDAÇÃO
Campo Grande e demais regiões de MS enfrentam tempo seco e quente nesta quarta (17), com chegada de frente fria prevista para o fim da semana
A quarta-feira (16) será marcada por tempo firme, sol e baixa umidade em todo o Mato Grosso do Sul, sob influência de um sistema de alta pressão atmosférica. O cenário inibe a formação de nuvens e afasta a possibilidade de chuvas em todas as regiões do Estado.
Com a atuação do ar seco, são esperadas amplitudes térmicas elevadas, ou seja, manhãs amenas e tardes quentes, com variação de temperatura que pode ultrapassar os 20 °C ao longo do dia.
Durante a tarde, os índices de umidade relativa do ar devem atingir níveis críticos, entre 15% e 30%, caracterizando estado de alerta para o tempo seco. A recomendação das autoridades é reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol, especialmente nas horas mais quentes, e redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Esse quadro também favorece a ocorrência de incêndios florestais, sobretudo em áreas de vegetação seca e pastagens.
Previsão de quarta-feira (16)
Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas entre 14°C e 17°C, máximas entre 26°C e 29°C
Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 13°C e 20°C, máximas de até 33°C
Bolsão, Norte e Leste: mínimas entre 13°C e 16°C, máximas entre 28°C e 31°C
Campo Grande: mínima entre 16°C e 18°C, máxima de até 29°C. Ventos de 30 a 50 km/h, com rajadas superiores a 50 km/h em pontos isolados.
Entre a noite de quarta e o decorrer da quinta-feira (17), a chegada de uma nova frente fria deve mudar o cenário climático em Mato Grosso do Sul. O avanço do sistema frontal provocará aumento da nebulosidade e pancadas de chuva isoladas, especialmente nas regiões sudoeste e sudeste.
O destaque será a queda acentuada nas temperaturas, que deve atingir o pico do frio entre sexta (19) e sábado (20). No sul do Estado, os termômetros poderão marcar entre 5°C e 7°C, com possibilidade de temperaturas abaixo dos 6°C em pontos isolados.
Previsão para sexta-feira (18)
Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas entre 6°C e 11°C, máximas entre 19°C e 22°C
Sudoeste e Pantanal: mínimas de 6°C a 15°C, máximas até 25°C
Bolsão, Norte e Leste: frio mais brando, com mínimas entre 12°C e 16°C e máximas entre 25°C e 31°C
Campo Grande: mínimas entre 10°C e 15°C, máximas entre 23°C e 26°C. Ventos do sul entre 40 km/h e 60 km/h, com rajadas acima de 60 km/h em áreas isoladas.
Com essa virada no tempo, é importante que a população se prepare para os dias frios e secos, mantendo cuidados com a saúde, hidratação e vestimenta adequada. A Defesa Civil orienta atenção redobrada para evitar queimadas e problemas respiratórios.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dormir mal pode aumentar risco de alzheimer, alerta neurologista com pós-doc em Harvard
Leia Mais
Aposta do RS acerta na Mega-Sena e leva prêmio de R$ 45,1 milhões
Leia Mais
Visto de turismo para os EUA mais que dobra e chega a R$ 2.552
Leia Mais
Deputadas cobram medidas contra violência a profissionais de saúde em MS
Municípios