SAÚDE DA PELE
O inverno vem aí e a pele pode sofrer com a baixa umidade do ar comum na estação
Especialistas orientam como prevenir e tratar problemas de saúde causados pelo tempo seco, comum nesta época do ano.
03/07/2025
08:35
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Baixa umidade no inverno provoca sintomas como coceira, descamação e rachaduras na pele — cuidados com a hidratação ajudam a aliviar os efeitos do tempo seco.
Com a chegada do inverno, a umidade relativa do ar tende a cair drasticamente, atingindo índices entre 20% e 35% — podendo ser ainda menores durante picos de estiagem. Quando os valores ficam abaixo de 20%, o alerta é considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os impactos diretos do clima seco está o ressecamento da pele, que pode levar a diversos desconfortos.
Sensação de pele repuxando, coceira, descamação, vermelhidão e até pequenas fissuras com sangramento estão entre os sintomas mais comuns causados pela baixa umidade. Esses quadros, embora muitas vezes ignorados, afetam a qualidade de vida e exigem atenção.
Segundo a dermatologista Nathalia Murback, da clínica TOTUM, o primeiro passo para prevenir esses efeitos é simples, mas essencial: hidratar-se bem.
“Para manter a pele saudável durante o inverno, é indicado aumentar a ingestão de água e sucos naturais. Frutas como melancia, melão e laranja, com alto teor de água, também são grandes aliadas. A hidratação começa de dentro para fora”, orienta a especialista.
Além disso, ela recomenda atenção aos produtos de higiene e cuidado diário. “Evite sabonetes muito agressivos, que retiram a proteção natural da pele. Opte por aqueles que contêm óleos vegetais e ativos hidratantes”, completa Nathalia.
Com esses cuidados simples, é possível enfrentar o tempo seco com mais conforto, mantendo a pele protegida, saudável e viçosa, mesmo nos dias mais frios.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Empresários debatem oportunidades da Reforma Tributária e gestão de riscos trabalhistas no Roadshow Cebrasse Centro-Oeste
Leia Mais
EJA Mulher transforma vidas e oferece novos recomeços em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Junior Mochi reúne entidades para discutir efeitos de decreto federal sobre educação especial
Leia Mais
Mato Grosso do Sul amplia estrutura de mamografia e fortalece acesso ao diagnóstico precoce
Municípios