INTERIOR/INFRAESTRUTURA
Novo terminal de passageiros: Dourados avança mais uma etapa para reativação de aeroporto
09/06/2025
11:00
ASSECOM
Pista do aeroporto foi inaugurada em março; voos já estão autorizados a partir de 8 de setembro @João Garrigó
Mato Grosso do Sul acaba de dar mais um passo importante para a reativação do aeroporto regional Francisco de Mato Pereira, em Dourados. Na sexta-feira (06) o Governo de MS publicou em Diário Oficial, a homologação do resultado do processo de licitação que escolheu a empresa responsável pela obra de construção do novo receptivo. A expectativa da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) é que a ordem de serviço para o início das obras seja assinada ainda neste mês.
Com investimentos da ordem de R$ 39 milhões, o novo terminal promete transformar a realidade logística e econômica da região douradense, beneficiando diretamente cerca de 1 milhão de habitantes da Grande Dourados e ampliando o acesso da região a outros pontos do país. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos e da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Do total investido, parte dos recursos é oriunda do orçamento federal e a outra parte corresponde à contrapartida estadual.
Para o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que há anos acompanha de perto as obras no aeroporto, este é mais um passo importante para a melhoria da infraestrutura de transportes de Mato Grosso do Sul. “Dourados merece e precisa de um terminal mais moderno, que garanta mais estrutura e conforto para os passageiros. Após a inauguração da pista, em março deste ano, essa era uma etapa muito esperada e que dá continuidade aos investimentos nesta obra tão emblemática para Dourados”, garantiu o vice-governador, que nos últimos anos defendeu ativamente a reativação do espaço. “A retomada dos voos é importante não somente para Dourados, mas para o desenvolvimento de toda a região”, acrescentou.
Novo receptivo
O projeto do novo receptivo contempla 3 mil metros quadrados de área construída, com um terminal moderno e funcional. Entre os destaques estão a implantação de uma lanchonete, lojas comerciais, uma seção contra incêndio (SCI) e uma Estação Prestadora de Serviço de Tráfego Aéreo (EPTA), ampliando a segurança e o conforto para passageiros e operadores.
Maquetes apresentam o projeto de reforma completa do Aeroporto de Dourados
"Este é um momento importante para o Estado. Estamos realizando um sonho da população douradense, que há muito tempo pede por uma infraestrutura aeroportuária à altura do nosso potencial econômico e turístico", afirmou o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme de Alcântara de Carvalho.
Inaugurado em novembro de 1982, o aeroporto de Dourados passa agora por um novo ciclo de modernização. Antes da construção do novo terminal, o campo de aviação já havia recebido investimentos de R$ 97 milhões em obras de infraestrutura, reforçando a capacidade operacional do local.
A construção deve gerar aproximadamente 150 empregos, entre diretos e indiretos, impulsionando a economia local. A previsão de entrega da obra é de 19 meses após o início das atividades.
Além das melhorias estruturais, Dourados também se prepara para uma nova conexão aérea estratégica com os grandes centros do País. A partir de 8 de setembro, a cidade será atendida pela Latam com três frequências semanais na rota Dourados–São Paulo/Guarulhos, operada com aeronaves Airbus A319 e A320, com capacidade para até 174 passageiros.
Com a execução da obra e o aumento da conectividade aérea, Dourados se consolida como um polo logístico no Centro-Oeste brasileiro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Cassems lança alternativa de pagamento para servidores com margem consignada comprometida
Leia Mais
Servidores da Câmara participam de oficina sobre gestão de contratos públicos
Leia Mais
Motiva Pantanal realiza manutenção e ampliações em trechos da BR-163
Leia Mais
ALEMS promove sessões solenes e seminário sobre finanças públicas
Municípios