INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL
Gerson Claro entrego título de Cidadã Sul-mato-grossense ao presidente do Paraguai
Honraria reforça laços diplomáticos e destaca importância da Rota Bioceânica para o desenvolvimento regional
03/10/2025
15:00
REDAÇÃO
Presidente do Paraguai, Santiago Peña, recebe Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense das mãos do deputado Gerson Claro durante jantar oficial em Campo Grande Foto: Divulgação/ALEMS
Em um momento histórico para as relações diplomáticas entre Brasil e Paraguai, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro, entregou na noite desta quinta-feira (2) o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao presidente paraguaio Santiago Peña. A homenagem foi concedida durante um jantar de autoridades no restaurante Yotedi, em Campo Grande, promovido pelo Governo do Estado.
A honraria, proposta por Gerson Claro em coautoria com o deputado Paulo Corrêa, reconhece a relevância do chefe de Estado paraguaio e simboliza a intensificação dos laços de amizade, cooperação e integração entre os dois países, especialmente no contexto da Rota Bioceânica.
“Conceder o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao presidente Peña é reconhecer não apenas sua relevância como líder regional, mas também fortalecer os laços de amizade, intercâmbio e integração entre nossos povos”, afirmou Gerson Claro durante a cerimônia.
Além dos autores da proposta, participaram da solenidade os deputados estaduais Junior Mocchi, Pedrossian Neto, Roberto Hashioka, Caravina, Rinaldo Modesto, Renato Câmara e Lídio Lopes.
A visita de Peña a Mato Grosso do Sul teve caráter inédito. Em uma intensa agenda que iniciou por Porto Murtinho, passou por Dourados e Campo Grande, e segue nesta sexta-feira (3) para Ribas do Rio Pardo, o presidente paraguaio reforçou os laços com o Estado e destacou o papel estratégico de MS como referência no desenvolvimento regional.
Durante os compromissos, Peña fez questão de elogiar o modelo de gestão e a capacidade de liderança local, reconhecendo Mato Grosso do Sul como uma ponte para o futuro econômico do Paraguai e da América do Sul.
Mais cedo, o presidente Santiago Peña participou de uma visita técnica às obras da Ponte Internacional da Rota Bioceânica, que ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai. O projeto é considerado um dos maiores marcos de infraestrutura e integração da América do Sul.
A comitiva contou com a presença do governador Eduardo Riedel, da ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet, do presidente da ALEMS Gerson Claro, além de diversas autoridades brasileiras e paraguaias.
A Rota Bioceânica conectará o Brasil ao Oceano Pacífico, por meio de um corredor logístico que atravessará Paraguai, Argentina e Chile, encurtando distâncias, reduzindo custos e abrindo novas oportunidades para o comércio, turismo e cooperação internacional.
Para Mato Grosso do Sul, a rota representa um salto estratégico na integração continental, consolidando o Estado como um hub logístico e econômico de alcance global.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
A vez do vermelho: uma paixão escarlate que dominou as ruas e passarelas
Leia Mais
Casos de contaminação em alimentos e bebidas expõem falhas na cadeia de produção
Leia Mais
Fábrica de mosquitos oferece tecnologias para redução da dengue
Leia Mais
Com aporte de cerca de R$ 8 milhões, Governo do Estado entrega equipamentos e veículos
Municípios