INTERIOR/HOMENAGEM
Feira Literária encerra nesta sexta-feira, em Dourados, com foco no estímulo à leitura e valorização da cultura local
A 5ª edição da FELIT-MS (Feira de Literatura de Mato Grosso do Sul) chega ao fim nesta sexta-feira, reafirmando seu compromisso com o incentivo à leitura e a valorização de poetas, escritores e editoras sul-mato-grossenses.
06/06/2025
11:30
ASSECOM
@DIVULGAÇÃO
Na noite de quinta-feira (5), o evento reuniu centenas de estudantes e prestou homenagens a nomes fundamentais para a cultura do estado, como Bosco Martins, Nelson Araújo, Rodrigo Teixeira, Carlos Magno Amarilha, Nicanor Coelho e Ilson Boca Venâncio, entre outros. Esses artistas têm contribuído significativamente para a divulgação da literatura e do conhecimento em Mato Grosso do Sul.
Representando o governo e o secretário de Cultura, Marcelo Miranda, Bosco Martins destacou a importância da FELIT-MS, que já chega à sua quinta edição. Ele se comprometeu a encaminhar ao governo a proposta de incluir a Feira Literária de Dourados no calendário estadual de eventos culturais. "A feira é, sem dúvida, um estímulo à cultura em sua forma mais ampla, promovendo não apenas a leitura, mas também o conhecimento e a interação social", afirmou Martins.
Carlos Magno Amarilha, presidente do Grupo Literário Arandu e organizador do evento, também ressaltou o papel da feira no cenário artístico regional. "Ao longo desses cinco anos, lutamos para valorizar escritores, poetas e artistas locais. Avançamos gradativamente e agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso da FELIT, especialmente o vereador Laudir Munaretto, que nos apoia desde a primeira edição", disse.
Homenagens póstumas
A edição deste ano reverenciou dois importantes nomes da cultura sul-mato-grossense: o jornalista Nicanor Coelho, idealizador da FELIT, falecido em 2020, e o escritor e poeta Boca Venâncio, que partiu no ano passado. Coelho foi essencial para a criação e consolidação da feira, transformando-a em um espaço vibrante para a difusão de ideias e da literatura regional. Já Boca Venâncio, em sua obra multifacetada, eternizou a essência pantaneira, retratando suas paisagens, tradições e personagens com sensibilidade única.
Com a participação de cerca de 60 escritores e 15 editoras, a FELIT-MS atraiu um grande público ao longo de seus três dias de programação, consolidando-se como um dos principais eventos literários do estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Cassems lança alternativa de pagamento para servidores com margem consignada comprometida
Leia Mais
Servidores da Câmara participam de oficina sobre gestão de contratos públicos
Leia Mais
Motiva Pantanal realiza manutenção e ampliações em trechos da BR-163
Leia Mais
ALEMS promove sessões solenes e seminário sobre finanças públicas
Municípios