CURSOS & OPORTUNIDADES
Câmara põe dedo na ferida do mercado de trabalho e abre 10 mil vagas de qualificação
05/06/2025
10:40
ASSECOM
A Câmara Municipal de Campo Grande colocou o dedo na ferida que mais incomoda hoje o mercado de trabalho: a falta de mão-de-obra qualificada. Para isso, aliou-se à Fiems/Senai (Federação das Indústrias de MS) e criou o programa “Pronto Pro Trabalho” que na primeira tacada oferece nada menos do que 10 mil vagas para capacitação profissional sem custo e sem bucrocracia. O objetivo é contribuir para diminuir o “apagão de mão-de-obra qualificada, sobretudo nas indústrias do MS.
O vereador Papy, presidente da Câmara, assinala que através dos 29 vereadores e da estrutura da sede, a Câmara vai captar interessados em se capacitar para o mercado de trabalhou ou para gerar sua própria renda. Qualquer pessoa pode procurar a Câmara Municipal e fazer a inscrição em totem de autoatendimento, com sistema de pré-matrícula, que fica instalado no corredor de acesso aos gabinetes, próximo à recepção, dentro do prédio do Legislativo.
Em uma carreta instalada no estacionamento da Casa de Leis, 16 pessoas já iniciaram a qualificação em cursos de panificação. Serão 45 opções de cursos presenciais com parte prática, abrangendo áreas como construção civil, alimentação, setor automotivo, manutenção e logística. Com base nas demandas apontadas nos cadastros, o Senai entrará em contato para definição das próximas turmas.
Rodolpho Mangialardo, diretor-regional do Senai, ressaltou que “o Senai vai, na prática, estar permitindo que essas 10 mil vagas sejam preenchidas e que a gente possa colocar essas pessoas prontas para o mercado de trabalho”. Concluindo a qualificação, a pessoa sai com o currículo pronto e encaminhada para a vaga de emprego.
Papy explica que o papel da Câmara é fazer a articulação entre as instituições de forma a entregar facilidades para quem deseja ingressar ou melhorar sua presença no mercado de trabalho. Além de encaminhar as vagas da Funtrab, da Funsat ou para as indústrias dentro do Senai e da Fiems, já encaminhando para a entrevista de emprego. Ele ressalta a agradece a participação decisiva da Fiems e do seu presidente, Sérgio Longen, “que realmente abriu caminho para uma solução rápida, prática e de custo zero”.
APAGÃO - Sérgio Longen, presidente da Fiems, elogiou a iniciativa do presidente Papy, afirmando que essa parceria é muito útil para ajudar a enfrentar o problema do “apagão de mão de obra”. Hoje há 25 mil vagas abertas na indústria do Estado que vive uma real dificuldade em preenche-las. Em contrapartida, há 478 mil pessoas trabalhando na informalidade, geralmente com baixo rendimento e uma excessiva carga de trabalho.
O presidente Papy enfatizou que os cursos visam abrir oportunidades para quem está fora do mercado de trabalho e também melhorar a qualificação, e consequentemente o salário, de quem já está trabalhando”.
INSCRIÇÕES - Quem tiver interesse nos cursos pode procurar o totem da Câmara Municipal, na Avenida Ricardo Brandão, 1600, para fazer a pré-matrícula. Já o curso de panificação na Câmara, que ocorre nesta semana, terá inscrições presenciais, por ordem de chegada. Mais informações no whats 99263-9000.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Estado prorroga prazo de grupo de trabalho que avalia estrutura da Casa da Mulher Brasileira
Leia Mais
Caso envolvendo Lívia Andrade reacende debate sobre denúncias, classes sociais e proteção às vítimas
Leia Mais
Fies abre inscrições para o primeiro semestre de 2026
Leia Mais
Prouni divulga resultado da primeira chamada de 2026
Municípios