CIDADES | DESENVOLVIMENTO URBANO
Campo Grande sedia 7ª Conferência Estadual das Cidades nos dias 5 e 6 de junho
Evento reúne governo, sociedade civil e especialistas para debater o futuro das cidades de MS, com foco em habitação, saneamento, mobilidade e sustentabilidade
02/06/2025
07:00
REDAÇÃO
Conferência reunirá representantes dos três poderes e da sociedade civil no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. @Arquivo/Agência de Habitação Popular de MS (Agehab)
A 7ª Conferência Estadual das Cidades será realizada nesta quinta (5) e sexta-feira (6), em Campo Grande, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agehab (Agência de Habitação Popular), o evento tem como objetivo fortalecer a participação social na formulação e revisão de políticas públicas ligadas ao desenvolvimento urbano.
A conferência reunirá representantes dos poderes públicos, movimentos sociais, setor privado, acadêmicos, especialistas e cidadãos comuns. Os temas abordados incluem:
Habitação e regularização fundiária
Saneamento básico
Mobilidade urbana
Sustentabilidade e mudanças climáticas
Parcerias público-privadas
Planejamento e financiamento estratégico
Início com apresentação cultural e abertura solene com autoridades estaduais e membros do Conselho Estadual das Cidades (CEC/MS)
Palestra de abertura: Jaime Verruck, titular da Semadesc, falará sobre mudanças climáticas no Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano
Painéis temáticos sobre política fundiária, gestão estratégica e temas transversais como segurança, digitalização e sustentabilidade
Mesas temáticas aprofundam os debates, com destaque para programas como Minha Casa Minha Vida e modelos de PPPs
Grupos de trabalho discutirão três grandes eixos:
Articulação entre setores urbanos e políticas públicas
Gestão estratégica e financiamento
Temas transversais: sustentabilidade, digitalização e segurança
Ao fim dos debates, será realizada a Plenária Final, com apresentação e votação das propostas e moções para orientar as políticas públicas de desenvolvimento urbano.
Também serão eleitos os delegados que representarão MS na 6ª Conferência Nacional das Cidades e os novos membros do Conselho Estadual das Cidades (CEC/MS) para o período de 2025 a 2028.
O evento é aberto à participação popular. O credenciamento será feito no local, a partir das 7h da manhã de quinta-feira (5).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Verme de 11 centímetros é removido da pálpebra de jovem na Romênia
Leia Mais
Natal e Ano Novo devem injetar R$ 824 milhões no comércio de MS
Leia Mais
OAB lança cartilha inédita sobre proteção legal a pessoas com HIV/Aids
Leia Mais
Isenção do IR deve injetar R$ 28 bilhões na economia, afirma Lula
Municípios