CAPITAL
Parque Ayrton Senna vira ponto de apoio para moradores de rua e pets durante frente fria em Campo Grande
Projeto “Inverno Acolhedor” oferece abrigo emergencial com alimentação, espaço aquecido e atendimento social nas noites mais frias
28/05/2025
17:40
REDAÇÃO
Entrega de cobertores no Parque Ayrton Senna durante ação do projeto Inverno Acolhedor, em Campo Grande (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Campo Grande anunciou, nesta quarta-feira (28), que o Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, será utilizado como ponto de apoio emergencial para pessoas em situação de rua e seus animais de estimação durante o período de baixas temperaturas. A iniciativa integra os programas “Inverno Acolhedor” e “Volta por Cima”, coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS).
O anúncio foi feito pela prefeita Adriane Lopes (PP) após reunião com o secretariado. A ação será ativada em noites em que a temperatura atingir ou ficar abaixo de 12°C, conforme os alertas meteorológicos. A estrutura de acolhimento será montada das 18h às 6h e, inicialmente, funcionará até sábado (31), podendo ser estendida conforme as condições climáticas.

Prefeita Adriane Lopes e vice-prefeita Camila Nascimento durante anúncio das ações de enfrentamento ao frio em Campo Grande (Foto: Divulgação)
“Vamos atuar com políticas públicas que ofereçam um alento à população mais vulnerável de Campo Grande, tanto na área da dependência química quanto no acolhimento das pessoas em situação de rua durante o inverno. As pastas estão unindo esforços para garantir ações efetivas e atendimento digno a quem mais precisa”, afirmou a prefeita.
Acolhimento completo — inclusive aos animais
No local, os atendidos contarão com refeições quentes, espaço aquecido, atendimento do consultório de rua, acolhimento emergencial e apoio veterinário aos pets. Segundo a prefeitura, quem optar por não ir ao abrigo receberá cobertores e suporte das equipes móveis da SAS.
Equipes de busca ativa circularão pela cidade para oferecer o serviço, além de encaminhar os casos mais urgentes ao ponto de acolhimento. O atendimento aos moradores em situação de rua continuará normalmente nas demais unidades da rede, como o Centro POP e as abordagens do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS).
“A proposta é reforçar a rede de proteção neste período crítico, somando esforços para salvar vidas. Os serviços da nossa rede continuam, mas o Inverno Acolhedor é uma medida emergencial que amplia esse cuidado”, explicou a vice-prefeita e secretária da SAS, Camila Nascimento.
Como ajudar
A população pode colaborar com as ações, entrando em contato com as equipes responsáveis pelas abordagens sociais, caso encontrem alguém em situação de vulnerabilidade nas ruas. Os contatos são:
(67) 99660-6539
(67) 99660-1469
156 (telefone geral da Prefeitura)
A iniciativa reafirma o compromisso do município em proteger a população vulnerável, especialmente durante períodos de frente fria intensa, que podem representar risco à vida.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo de MS terá votação rápida para empréstimo de quase R$ 1 bilhão
Leia Mais
Ex-deputado Paulo Frateschi é morto pelo próprio filho em São Paulo
Leia Mais
Pai mata filho de 5 anos para não pagar pensão alimentícia, diz polícia
Leia Mais
Jovens desistem dos estudos e comunidade pede ensino médio na Homex
Municípios