POLÍTICA
Câmara CG marca presença na Marcha dos Prefeitos em Brasília e reforça defesa do municipalismo
22/05/2025
12:40
ASSECOM
A Câmara Municipal de Campo Grande participou ativamente da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, representada pelo presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto, o Papy, e pelo vereador Herculano Borges. O evento, realizado nesta semana no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reuniu mais de 12 mil gestores públicos de todo o país em torno de pautas prioritárias para o fortalecimento do municipalismo.
Com o tema “Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil”, a Marcha reafirma a importância de ampliar a liberdade administrativa e financeira dos municípios, permitindo que os gestores locais atendam de forma mais eficiente às necessidades da população. A presença da Câmara de Campo Grande reforça o papel estratégico do Legislativo municipal nos debates que envolvem o pacto federativo.
Durante participação no evento nesta quarta-feira (21), o presidente Papy destacou a urgência de discutir a Lei de Responsabilidade Fiscal e os limites do teto de gastos, que têm impacto direto nos repasses federais. “O governo federal vem extrapolando o teto, e isso em algum momento chega no município. Quando se desnutre o caixa da União, os repasses para estados e municípios são comprometidos. A partir de 2027, a União pode não ter mais saúde financeira para manter os serviços como estão hoje. Por isso, é preciso ajuste fiscal e reestruturação, começando pelos municípios”, alertou o parlamentar.
Além dessa preocupação, a Marcha aborda temas como a reforma tributária, a regulamentação das emendas parlamentares, a sustentabilidade fiscal e previdenciária das prefeituras e a ampliação de programas habitacionais e de assistência social. Questões como o financiamento das áreas da saúde e educação também estão no centro das discussões.
Para os vereadores Papy e Herculano, participar da Marcha é essencial para garantir que Campo Grande esteja representada nas decisões que moldam o futuro das cidades brasileiras. “É um momento de articulação e defesa firme dos interesses dos municípios. Precisamos ter voz nas decisões nacionais para que possamos atender melhor a nossa população”, concluiu Papy
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Estado prorroga prazo de grupo de trabalho que avalia estrutura da Casa da Mulher Brasileira
Leia Mais
Caso envolvendo Lívia Andrade reacende debate sobre denúncias, classes sociais e proteção às vítimas
Leia Mais
Fies abre inscrições para o primeiro semestre de 2026
Leia Mais
Prouni divulga resultado da primeira chamada de 2026
Municípios