SAÚDE ANIMAL
Produtores rurais têm até 2 de junho para declarar rebanho em MS; prazo não será prorrogado
23/05/2025
16:50
ASSECOM
@DIVULGAÇÃO
A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) reforça o alerta especial aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul: termina no dia 2 de junho o prazo para que seja entregue a Declaração de Rebanho e Atualização Cadastral de 2025. Realizar o procedimento é obrigatório e não haverá prorrogação de prazo de entrega.
Até agora, pouco mais de 50% dos produtores cumpriram a exigência. Quem não realizar o procedimento de declaração dentro do prazo ficará sujeito a multas, bloqueio na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras restrições sanitárias, o que pode impactar diretamente a comercialização e o transporte de animais.
Independentemente do tamanho do rebanho, a obrigatoriedade vale para todos os criadores e abrange as espécies: bovinos e bubalinos; aves de subsistência (galinhas, patos, perus, codornas, aves ornamentais, entre outras); suínos de subsistência; caprinos e ovinos; equídeos (cavalos, asininos e muares); abelhas, bicho-da-seda e animais aquáticos.
Como fazer a declaração?
O processo pode ser feito de duas formas:
Além de evitar sanções, o controle atualizado do rebanho é fundamental para garantir a vigilância sanitária no Estado, prevenir a disseminação de doenças e fortalecer o mercado agropecuário sul-mato-grossense, mantendo o Estado como referência em sanidade animal.
Com alto volume de acessos próximo ao fim do prazo, existe a possibilidade do sistema onde é feita a declaração apresentar lentidão. Sendo assim, a Iagro orienta que os produtores não deixem para fazer o procedimento na última hora.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Campanha pede inclusão de medicamentos para obesidade no SUS
Leia Mais
Milho surpreende em MS com estimativa de 14,2 milhões de toneladas na safra 2025
Leia Mais
Lia Nogueira pede reforma completa de escola estadual em Pedro Gomes
Leia Mais
ALEMS confirma concurso público e Ministério Público vai acompanhar todas as etapas do certame
Municípios