POLÍTICA
PEC que extingue reeleição para cargos do Executivo é aprovada na CCJ do Senado
Proposta prevê fim da reeleição e mudanças no tempo de mandato; texto ainda precisa avançar no Congresso
21/05/2025
11:20
REDAÇÃO
Geraldo Magela/Agência Senado
Após uma série de adiamentos, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos foi aprovada nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O texto-base foi aprovado de forma simbólica, com base em um acordo entre os parlamentares.
A proposta mantém o mandato de 4 anos para cargos do Executivo, mas proíbe a recondução consecutiva. A medida ainda precisa passar pelo plenário do Senado e, posteriormente, pela Câmara dos Deputados, onde também exigirá aprovação em dois turnos com ao menos três quintos dos votos (49 senadores e 308 deputados).
O relator da PEC, senador Marcelo Castro (MDB-PI), acatou sugestões dos colegas e se comprometeu a alterar o texto para reduzir o mandato de senadores de 8 para 5 anos, com a mudança passando a valer a partir das eleições de 2034. A alteração ainda será formalizada nas próximas etapas de tramitação.
“Foi um acordo construído para garantir a aprovação do texto. O fim da reeleição é uma demanda antiga da sociedade e precisa ser discutido com responsabilidade e espírito republicano”, afirmou Castro.
A PEC é parte de um pacote de reformas políticas em debate no Congresso, que inclui também temas como unificação das eleições, revisão de sistemas eleitorais e financiamento de campanhas.
Com a aprovação na CCJ, a proposta avança para as próximas fases legislativas, mas ainda deve enfrentar intensos debates nas duas Casas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hospital de Câncer inaugura 4º andar com apoio do Governo de MS
Leia Mais
Presidente da Câmara participa de solenidade pelos 38 anos do 4º BPM de Ponta Porã
Leia Mais
Campo-grandense vence etapa Centro-Oeste do Prêmio Academia Assaí 2025
Leia Mais
Erros de refração são principal causa de deficiência visual infantil
Municípios