POLÍTICA
Presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, defende aprovação da PEC 66 no primeiro dia da Marcha a Brasília
21/05/2025
09:00
ASSECOM
Proposta é considerada essencial pelos municípios para desafogar as contas públicas e ampliar investimentos em áreas prioritárias.
Com uma delegação composta por cerca de 40 prefeitos e prefeitas de Mato Grosso do Sul, a Assomasul marcou presença nesta terça-feira, 20 de maio, no primeiro dia da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O presidente da entidade, Thalles Tomazelli, foi enfático ao defender a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 66/2023, a chamada PEC da Sustentabilidade Fiscal.

Registro de parte da delegação sul-mato-grossense presente na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios/ Foto: Edson Ribeiro
A proposta propõe a ampliação de 60 para 300 meses do prazo de parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios com os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Se aprovada, a PEC poderá aliviar em até R$ 700 bilhões as contribuições devidas pelos municípios, garantindo mais equilíbrio fiscal e capacidade de investimento em saúde, educação e infraestrutura.
Durante os debates, Thalles reforçou a mobilização dos prefeitos de Mato Grosso do Sul e fez um apelo direto aos parlamentares:
“Contamos com o apoio da nossa bancada federal para aprovar a PEC 66. Os municípios não aguentam mais carregar sozinhos esse peso. Precisamos desafogar as contas públicas e garantir mais condições de investimento nas nossas cidades. A PEC é uma medida urgente para dar fôlego às prefeituras e fazer justiça fiscal com quem está na ponta, atendendo diretamente a população”, afirmou.
A abertura oficial do evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou a importância dos prefeitos na execução das políticas públicas:
“O que o governo tem de olhar em vocês é enxergar o prefeito, não como adversário. É um prefeito como aliado da execução das políticas públicas decididas pelo Governo Federal”, afirmou Lula .

Durante a abertura oficial, o presidente Lula destacou o papel dos prefeitos como aliados na execução das políticas públicas do governo federal/ Foto: Edson Ribeiro
No início da tarde, o Encontro de Lideranças Femininas promovido pelo Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) reuniu centenas de gestoras municipais de todo o país. Durante o evento, foram debatidas estratégias para ampliar a participação feminina na política e fortalecer o protagonismo das mulheres na gestão pública.

Movimento Mulheres Municipalistas em destaque/ Foto: Edson Ribeiro
O evento, que segue até o dia 22 de maio, contou, ainda, com a participação dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Senado Federal, David Alcolumbre; e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; além do vice-presidente, Geraldo Alckmin; de ministros de estado; e de governadores.
Amanhã (22), o destaque da programação será o debate sobre a Reforma Tributária, outro tema de grande impacto para os municípios. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é aguardado para discutir a regulamentação da reforma e seus efeitos sobre a arrecadação municipal .
A Marcha segue até quinta-feira, dia 22, reunindo prefeitos, vereadores, parlamentares e autoridades dos três poderes, em uma grande mobilização pelo fortalecimento do municipalismo brasileiro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios