OPORTUNIDADE
“Mulheres Mil” abre capacitação no CRAS Jardim Canguru
20/05/2025
16:30
ASSECOM
MARIA GORETI
A terça-feira (20) foi de início na capacitação de “Assistente Administrativo – 160 horas”, do “Mulheres Mil” no Jardim Canguru. Primeira área de Campo Grande que recebe novamente uma grupo do programa, com o treinamento em doze módulos e certificação pelo Ministério da Educação.
Desafio para a Funsat (Fundação Social do Trabalho) e Escola Funsat de se manter o índice de evasão, em pelo menos 3%, percentual figurando como um dos cinco patamares mais eficientes do Brasil. Até o momento, sete formaturas do “Mulheres Mil” foram realizadas em Campo Grande, com a preparação efetivada de 490 alunas.
2024
Vida Nova – 100 alunas
Jardim Noroeste – 50 alunas
Jardim Canguru – 75 alunas
Jardim Aero Rancho – 50 alunas
Coophavila II – 65 alunas
2025
CRAS Moreninhas- 50 alunas/abril
ACIESP (Aero Rancho)- 100 alunas/maio
Em atividade, no momento, duas turmas estão em aprendizado: a aberta no CRAS Canguru, com 75 matriculadas, e outra no CRAS Vila Popular, iniciada em abril, com 75 alunas (previsão de término em julho).
Mais cinco grupos devem ser iniciados até final de 2025, com a meta de atingir dentro do programa, mil mulheres capacitadas na Capital. Pra isso, ainda a captação da Escola Funsat visa mais 360 novas alunas, nos polos que serão implementados, entre junho e outubro.
Caminho para uma vida melhor
Do banco escolar, Jucilene Rain de Santana (43 anos) enxergou já no primeiro dia de aulas, uma nova perspectiva para a sua vida profissional. “É um aprendizado a mais, e que me ajudará muito a fazer uma diferença maior na empresa do meu esposo. Por isso a expectativa é grande para adquirir estes conhecimentos”, revelou a aluna, moradora do bairro que recebe o treinamento.
Junto da sua filha, Patrícia de Sabry Nascimento, avisa que o curso servirá para ampliar as suas chances no Mercado de Trabalho. “Vai colaborar bastante para me orientar a novas oportunidades. Vejo que é importante se capacitar, pois as empresas esperam pessoas com o melhor currículo possível”, destacou a aluna de 30 anos.
Atenta sempre aos cursos da Escola Funsat, depois alguns diplomas, Rosa Maria de Souza (50 anos) queria muito ser “Uma Mulheres Mil”. “Engraçado que é o nome do programa e a gente passa a se chamar assim também. A metodologia desse é diferente, com muito conteúdo pro nosso crescimento. Inclusive, depois de concluir essas aulas, mesmo com o certificado vou seguir acompanhando as matrículas que abrirem. Seja o que for, quero aproveitar, principalmente por serem gratuitos”, comentou a aluna.
Para Iraci Rodrigues Lelis, o estudo será decisivo quanto a um futuro melhor, chance que não poderia ser desperdiçada, por ser com aulas perto da sua casa. “Aprender para ser escolhida em uma vaga, dessa profissão, e depois trabalhar. Esse é a minha maior ambição!”, falou a aluna de 54 anos, que busca a sua primeira contratação como assistente administrativa.
Ponto de transformação que também interessou a Gisele Antunes dos Santos. “Como estou sempre vindo ao CRAS tive a condição de saber do início das matrículas e fui uma das primeiras a me inscrever. Quero uma valorização maior nas contratações, por isso o jeito é estudar”, citou a aluna de 46 anos, que reside no Paulo Coelho Machado
Paola Duarte Ferreira (41 anos), é outra das integrantes da turma que também veio de um bairro próximo. “A partir do momento que a pessoa amadurece, passa a querer mais e mais, para o seu crescimento. Não é sempre que uma ocasião dessa surge, por isso fui uma das primeiras a me matricular. O sucesso da primeira turma do Canguru me inspirou a essa procura”, explica.
Validação a um programa que é financiado pelo Governo Federal e também viabilizado pela Prefeitura de Campo Grande, com a estratégia de se ampliar o acesso à Educação Profissional em bairros do município. Por ano, o Ministério da Educação investe por determinação da Portaria 725/2023 um total de R$ 86 milhões de recursos federais da União nesta política pública.
Para mais informações, acesse no Instagram @funsat.cg, entre em contato no telefone (67) 4042-0585/5820 ou pelo WhatsApp (67) 3314-3089.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marcelo Bertoni, presidente da Famasul, amplia protagonismo político em defesa do agro de MS
Leia Mais
Com proposta de Paulo Corrêa, condutores poderão quitar IPVA atrasado no ato da fiscalização
Leia Mais
Colisão frontal entre caminhão e carro de passeio deixa dois mortos na BR-262
Leia Mais
Famasul destaca pesquisa e gestão como pilares do agro durante o Showtec 2025
Municípios