INTERIOR
Rio Negro festeja 60 anos de história com música, desfile e homenagens
09/05/2025
10:25
REDAÇÃO
O município de Rio Negro, em Mato Grosso do Sul, está em festa! Nesta quinta-feira (9), a cidade completa 60 anos de emancipação político-administrativa e comemora a data com uma programação especial que se estende até o fim do mês. Os destaques desta noite incluem os shows de Fábio Cunha e da dupla João Haroldo e Betinho, a partir das 22h, na Praça Mercedes D’Avilla de Rezende.
O tradicional desfile cívico acontece na Rua Mitsuo Ezoe, reunindo escolas, instituições e a comunidade, reforçando o orgulho da população pelas conquistas do município. Outra atração importante será a reinauguração do Ginásio de Esportes José Cardoso Ferreira, revitalizado para atender melhor a população nas atividades esportivas e eventos culturais.
História e desenvolvimento
Rio Negro tem sua história marcada pela imigração japonesa, especialmente com a chegada do pioneiro Massato Matsubara no final da década de 1950. A região, inicialmente conhecida como “Faca de Pau”, começou a se desenvolver com a agricultura e a construção de estradas que facilitaram a ligação com Campo Grande.
Em 18 de março de 1964, a cidade conquistou sua emancipação por meio da Lei Estadual nº 2.141, desvinculando-se de Corguinho. A instalação oficial do município ocorreu em 9 de maio de 1965, data que passou a ser comemorada todos os anos.
A partir da emancipação, Rio Negro se estruturou como município e seguiu crescendo, impulsionado pela produção agrícola, pela formação de novos distritos — como Nova Esperança, criado em 1976 — e por uma administração voltada ao desenvolvimento local. Hoje, é reconhecido por sua organização, qualidade de vida e forte identidade cultural.
Programação segue até o fim do mês
Além dos shows e reinaugurações, a programação de aniversário inclui ações sociais, atividades esportivas, culturais e encontros com a população. A Prefeitura promete ainda mais eventos ao longo de maio para envolver toda a comunidade na celebração dos 60 anos de história, luta e progresso.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Estudante de 14 anos morre após ser atingida por tesoura em sala de aula; colega é suspeito
Leia Mais
Estudo liga uso de Ozempic e Mounjaro a risco maior de perda parcial da visão
Leia Mais
Dormir bem na adolescência: um dos maiores aliados do cérebro
Leia Mais
Fiems abre Mês da Indústria com inauguração do Observatório e planos para novas rotas aéreas
Municípios