TRÂNSITO
Maio Amarelo 2025: Detran-MS intensifica ações educativas para promover um trânsito mais seguro
09/05/2025
07:20
REDAÇÃO
O movimento Maio Amarelo, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de um trânsito mais seguro, está sendo intensificado em Mato Grosso do Sul durante todo o mês de maio. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está promovendo diversas ações educativas em todo o estado para sensibilizar motoristas, pedestres e ciclistas sobre a importância de adotar comportamentos seguros e responsáveis nas vias.
A AGETRAN realizou no dia 05-05 a a abertura da Campanha Maio Amarelo 2025 na Praça Ary Coelho, em Campo Grande, com foco na conscientização para um trânsito mais seguro.
Ações educativas em Campo Grande e no interior
O Detran-MS está realizando atividades educativas em escolas, empresas e comunidades, com o objetivo de atingir diferentes públicos. Em Campo Grande, foram realizadas ações em escolas públicas e instituições voltadas para crianças especiais, com o atendimento direto a 664 estudantes. Além disso, a Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho recebeu 1.040 estudantes para atividades lúdicas, proporcionando uma experiência prática sobre segurança no trânsito.
O programa "Prossegue", que leva educação e sensibilização de trânsito para funcionários de empresas, também está em andamento. Durante o Maio Amarelo, o programa trabalhou com 500 funcionários de empresas de Campo Grande, enfatizando a importância do comportamento seguro no trânsito no ambiente corporativo.
O Detran-MS também está promovendo ações voltadas para a população idosa. Em parceria com a Associação Ativa Eva, no Bairro Nova Lima, foi realizada uma blitz educativa com idosos, orientando-os sobre como atravessar a rua em segurança e obedecer às leis de trânsito. A ação proporcionou um sentimento de pertencimento aos idosos, que se sentiram incluídos na campanha Maio Amarelo.
Ação de conscientização para transporte seguro de crianças movimenta Parque dos Poderes
Parcerias e mobilização social
Além das ações internas, o Detran-MS está promovendo parcerias com Centros de Formação de Condutores (CFCs) de todo o estado. Entre os dias 20 e 24 de maio, os CFCs foram incentivados a compartilhar suas ações educativas nas redes sociais, marcando o Detran-MS (@detranms), para ampliar o alcance da campanha. Essa mobilização visa envolver a sociedade civil e órgãos públicos na conscientização pela segurança no trânsito.
Segundo dados do Grupo de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), o mês de maio registrou uma considerável redução no número de mortes no trânsito de Campo Grande, em comparação aos meses anteriores do ano. Em março foram registradas 8 mortes, em abril 9 mortes e em maio 3 mortes, igualando-se aos números de janeiro e fevereiro. Embora a redução seja positiva, as autoridades de trânsito ressaltam que o objetivo é a redução total de acidentes e vítimas fatais.
As ações educativas promovidas pelo Detran-MS durante o Maio Amarelo não se limitam ao mês de maio. O órgão continuará com atividades de sensibilização ao longo do ano, visando promover uma cultura de paz no trânsito e a redução de acidentes e vítimas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Estudante de 14 anos morre após ser atingida por tesoura em sala de aula; colega é suspeito
Leia Mais
Estudo liga uso de Ozempic e Mounjaro a risco maior de perda parcial da visão
Leia Mais
Dormir bem na adolescência: um dos maiores aliados do cérebro
Leia Mais
Fiems abre Mês da Indústria com inauguração do Observatório e planos para novas rotas aéreas
Municípios