Campo Grande (MS), Terça-feira, 06 de Maio de 2025

POLÍTICA

Márcia Lopes assume Ministério das Mulheres e promete ampliar escuta e diálogo com brasileiras em todo o país

05/05/2025

15:00

REDAÇÃO

Presidente Lula durante nomeação e posse de Márcia Lopes © Ricardo Stuckert/PR

Nesta segunda-feira (5), Márcia Lopes tomou posse como nova ministra das Mulheres, substituindo Cida Gonçalves no comando da pasta. Em cerimônia realizada na sede do ministério, em Brasília, Márcia — que é assistente social e tem longa trajetória no serviço público — destacou que sua principal missão, dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é garantir que as mulheres se sintam ouvidas, acolhidas e protegidas em todos os 5.572 municípios brasileiros.

“Foi uma boa conversa com o presidente. Ele disse que quer ver as mulheres mais contentes, mais protegidas... que elas se sintam respeitadas, acolhidas, escutadas”, afirmou a ministra.

Brasília (DF), 05/05/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante nomeação e posse de Márcia Helena Carvalho Lopes como Ministra de Estado das Mulheres, realizado no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Escuta ampliada e conferência nacional

Um dos principais marcos do novo ciclo será a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para acontecer entre 16 e 19 de setembro. A ministra enfatizou o desejo de realizar conferências em todos os municípios e estados, como forma de aproximar o governo federal das demandas reais da população feminina.

“Esse é o momento de a gente se olhar cara a cara e dizer: o que você está precisando, mulher? O que vocês, mulheres, querem desse país?”, declarou Márcia Lopes.

Ela também destacou que o Ministério das Mulheres atua de forma articulada com outras pastas como Saúde, Educação e Trabalho, e prometeu intensificar o diálogo interministerial e com estados e municípios.

Saída de Cida Gonçalves

Em sua despedida, a agora ex-ministra Cida Gonçalves afirmou que a mudança foi construída em comum acordo com o presidente e refutou qualquer crise interna. “É uma troca em que precisamos de energia nova, espaços novos. E eu também preciso voltar para o espaço de onde vim, que é o movimento de mulheres”, declarou.

Com a nomeação de Márcia Lopes, esta é a 12ª troca ministerial no governo Lula desde o início do terceiro mandato. A mais recente havia ocorrido na última sexta-feira (2), no comando do Ministério da Previdência.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: