POLÍTICA
Pela primeira vez, PT de Dourados lança mulher à presidência municipal
05/05/2025
07:00
ASSECOM
MARIA GORETI
@Divulgação
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Dourados oficializou a inscrição da chapa “PT Dourados com raízes no povo e olhos no futuro” para o Processo de Eleição Direta (PED) 2025, que definirá a nova direção municipal da legenda. A candidatura de Rosa Dantas representa um marco na história do PT em Dourados porque é a primeira vez que uma mulher disputa o cargo máximo do diretório local.
A confirmação da candidatura foi feita pela Secretaria de Organização do PT, logo após o encerramento do prazo de inscrições, na última sexta-feira, 2 de maio. Com mais de três mil filiados, Dourados é considerada uma cidade estratégica no cenário político do Mato Grosso do Sul.
A chapa é composta por 56 nomes que concorrem ao Diretório Municipal, Conselho Fiscal e Comissão de Ética e Disciplina. A proposta política apresentada destaca o compromisso com uma gestão participativa, plural e conectada com os desafios atuais da cidade e do partido. A construção da chapa foi pautada por critérios de paridade de gênero, cotas étnico-raciais e de juventude e contou com o apoio de todas as correntes internas do PT em Dourados, incluindo CNB (Construindo um Novo Brasil), Articulação de Esquerda (AE), Democracia Socialista (DS), Grupo dos Independentes, Núcleo Universitário e o mandato do vereador Franklin.
Rosa Dantas é doutora em Educação e mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua como servidora desde 2010. Graduada e especialista em Letras pela UEMS, Rosa tem uma trajetória marcada pelo engajamento social e político. Já foi dirigente sindical no SINTEF (Sindicato dos técnicos da UFGD), coordenadora da Associação de Pós-Graduandos da UFGD e é uma das fundadoras da Associação de Voluntários do Hospital Universitário.
No PT, a candidata integra o Diretório Municipal pela segunda vez, faz parte da Executiva, da Secretaria Municipal de Comunicação e da Secretaria Municipal de Mulheres. Também coordenou campanhas eleitorais importantes, como a do Senado em 2022 e a disputa pela prefeitura em 2024, além de ter papel decisivo na formação da chapa da sigla para a Câmara de Vereadores.
O PED 2025 marca o retorno do modelo de eleições diretas no PT após 12 anos. Além das disputas municipais, o processo também definirá as novas direções estaduais e nacionais do partido. No Mato Grosso do Sul, concorrem à presidência estadual o deputado federal Vander Loubet e o atual vice-presidente do PT-MS, Humberto Amaducci. No plano nacional, cinco nomes estão na disputa, representando diferentes correntes internas: Edinho Silva (CNB), Valter Pomar (AE), Romênio Pereira (Movimento PT), Rui Falcão (Novo Rumo) e Washington Quaquá (CNB dissidente)
A eleição está prevista para ocorrer no dia 6 de julho com participação direta dos filiados em todo o país.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Qualificação de auditores do TCE-MS reforça eficiência e impacto social da fiscalização
Leia Mais
Sessão Solene celebra 126 anos de Campo Grande com entrega de honrarias
Leia Mais
Empreenda Bem Mulher promove semana gratuita de capacitação em Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã sedia evento sobre tendências econômicas e oportunidades de negócios
Municípios