ANASTÁCIO
Festa da Farinha celebra 60 anos de Anastácio com música, cultura, grandes shows nacionais
Evento em Anastácio celebra 60 anos da cidade com shows de Leonardo, Guilherme & Benuto, Munhoz & Mariano e atrações regionais, além de gastronomia típica e artesanato local.
02/05/2025
17:00
REDAÇÃO
Leonardo é atração principal da segunda noite da Festa da Farinha e se apresenta no dia 3 de maio em Anastácio — Foto: Divulgação.
Tem tradição que o tempo não apaga — e o cheiro de mandioca torrada no ar já anuncia: vem aí a 17ª edição da Festa da Farinha de Anastácio, que acontece nos dias 2 e 3 de maio, na Praça Arandu, em comemoração aos 60 anos do município.
Mais que uma festa, o evento é um orgulho local que reúne moradores, turistas e amantes da boa música e da culinária regional. Com programação organizada pela Prefeitura de Anastácio, a celebração reforça a identidade nordestina da cidade e homenageia a agricultura familiar que deu origem à tradição.
A programação começa já na sexta-feira (2) com apresentações locais e grandes nomes da música nacional. A partir das 19h, sobem ao palco:
Munhoz & Mariano
Guilherme & Benuto
Raffa & Ruan
No sábado (3), a festa ganha um tom ainda mais especial com o show de Leonardo, dono de hits que atravessaram gerações como "Pense em Mim", "Talismã" e "Entre Tapas e Beijos". Ele divide o palco com o cantor Thiago Carvalho.
Além das atrações nacionais, o público será brindado com os talentos regionais, os chamados "Pratas da Casa", com shows nas duas noites.
Artistas locais:
Jacqueline Medeiros
Trio do Centro de Tradições Nordestinas
Padre Carlos Eduardo
Gleice Helena
Grupo Nosso Balanço
Michel & Felipe
Viviane – Rainha do Forró
Artistas nacionais:
Munhoz & Mariano
Guilherme & Benuto
Raffa & Ruan
Artistas locais:
Gustavo Henrique
Carlos Eduardo – O Cowboy
José & Valdeci
ATN – Amigos das Tradições Nordestinas
Grupo Specia
Jarbas & Henrique Sales
Viviane – Rainha do Forró
Artistas nacionais:
Leonardo
Thiago Carvalho
A Praça de Alimentação abre todos os dias a partir das 17h, com 30 barracas servindo pratos típicos — destaque para as iguarias à base de mandioca e delícias nordestinas como buchada de bode, tapioca e cuscuz.
Também haverá 16 barracas de artesanato regional, valorizando o talento e a cultura local.
Um dos momentos mais simbólicos da edição deste ano é a volta do famoso saco de farinha, com cerca de 30 mil quilos de farinha de mandioca distribuídos como forma de homenagear a história do evento e a força do homem do campo.
A Festa da Farinha, idealizada em 2006 pelo saudoso prefeito Cláudio Valério, foi incluída no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul em 2009 e tornou-se um pilar de identidade, resistência e desenvolvimento local.
Além da emoção e da tradição, a Festa da Farinha movimenta a economia de Anastácio, gerando renda para ambulantes, comerciantes e artesãos. É uma celebração que alimenta, emociona e transforma.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Agendão: fim de semana tem MS ao Vivo com Luísa Sonza, Dead Fish, Festa da Linguiça, da Farinha e Festival da Cerveja
Leia Mais
1ª edição do Sarau e Feira das Borboletas reúne mulheres artistas para celebrar arte, ancestralidade e transformação
Leia Mais
AGETRAN realiza cerimônia de abertura da Campanha Maio Amarelo 2025 na próxima segunda-feira (05)
Leia Mais
Semana de Enfermagem do HRMS: prazo para submissão de trabalhos científicos está aberto
Municípios