SAÚDE E PRIMEIROS SOCORROS
American Heart Association atualiza protocolos de engasgo
Nova orientação prioriza pancadas nas costas antes das compressões abdominais para aumentar eficácia e segurança no atendimento
28/10/2025
09:00
REDAÇÃO
MARIA GORETI
As novas orientações da American Heart Association indicam iniciar o atendimento a engasgos com pancadas nas costas antes das compressões abdominais para todas as idades @Getty images
A American Heart Association AHA, entidade responsável pelos protocolos de primeiros socorros no mundo todo, atualizou suas diretrizes para casos de engasgo. A principal mudança recomenda iniciar o atendimento com pancadas nas costas antes das compressões abdominais, conhecidas como manobra de Heimlich.
Para bebês com até 1 ano, a orientação é aplicar cinco pancadas firmes nas costas seguidas de cinco compressões no peito, alternando até a desobstrução da via aérea. Crianças maiores e adultos devem receber cinco pancadas nas costas e, se o objeto não for removido, cinco compressões abdominais, repetindo o procedimento até a vítima liberar a via aérea ou perder a consciência.
Em situações em que a vítima desmaia, a recomendação é iniciar imediatamente a ressuscitação cardiopulmonar RCP até a chegada do socorro especializado.
As novas diretrizes foram publicadas nas revistas científicas Circulation da AHA e Pediatrics da American Academy of Pediatrics AAP, com o objetivo de aumentar a segurança e a eficácia no atendimento a casos de engasgo.
As novas diretrizes da American Heart Association indicam iniciar o atendimento a engasgos com pancadas nas costas antes das compressões abdominais para todas as idades.
Como agir em casos de engasgo
Bebês (até 1 ano)
Coloque o bebê de bruços sobre o seu antebraço, apoiando a cabeça com a mão.
Dê cinco pancadas firmes nas costas, entre as omoplatas.
Se o objeto não sair, vire o bebê de barriga para cima e faça cinco compressões no peito, com dois dedos no centro do tórax.
Repita o ciclo até a via aérea ser desobstruída ou até a chegada do socorro.
Crianças maiores e adultos (a partir de 1 ano)
Dê cinco pancadas nas costas da vítima.
Se não houver desobstrução, aplique cinco compressões abdominais (manobra de Heimlich).
Repita o procedimento até que o objeto seja removido ou a vítima perca a consciência.
Em caso de desmaio, iniciar imediatamente a RCP até a chegada do socorro.
As novas diretrizes foram publicadas nas revistas científicas Circulation da AHA e Pediatrics da American Academy of Pediatrics AAP, com o objetivo de aumentar a segurança e a eficácia no atendimento a casos de engasgo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Serviços e duplicações seguem na BR-163/MS nesta terça-feira (28)
Leia Mais
Veja as 8 dicas para evitar que a maquiagem de Halloween vire um pesadelo ocular
Leia Mais
Fotografia feita em ecoturismo no Recanto Rio da Prata conquista prêmio internacional
Leia Mais
Lia Nogueira acompanha governador em entregas e vistorias de obras
Municípios