Campo Grande (MS), Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025

RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO

ALEMS celebra o Dia do Cerimonialista com homenagens e comendas a profissionais da área

Solenidade proposta pelo deputado Professor Rinaldo Modesto destaca papel essencial dos cerimonialistas e pioneirismo de MS na criação da data comemorativa

29/10/2025

07:00

REDAÇÃO

Deputado Professor Rinaldo Modesto durante sessão solene em homenagem ao Dia do Cerimonialista, no Plenário Deputado Júlio Maia – Foto: Luciana Nassar/ALEMS.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou, na noite desta terça-feira (28), a Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Cerimonialista, proposta pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos). O evento, realizado no Plenário Deputado Júlio Maia, reuniu autoridades, familiares e profissionais da área em reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos cerimonialistas sul-mato-grossenses.

Autor da Lei Estadual 3.543/2008, que instituiu o Dia do Cerimonialista no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, Rinaldo Modesto destacou o papel fundamental desses profissionais na condução de solenidades e na preservação do protocolo.

 

Professor Rinaldo Modesto celebra o pioneirismo de MS na valorização dos cerimonialistas

“Não existe evento sem cerimonialista. Seja uma cerimônia política, religiosa ou social, é ele quem garante que tudo aconteça da melhor forma. Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a reconhecer oficialmente essa profissão, e isso nos enche de orgulho”, afirmou o parlamentar.

O deputado também relembrou que a iniciativa pioneira de Mato Grosso do Sul inspirou o reconhecimento da data em âmbito nacional, tornando o Estado referência na valorização dos profissionais de cerimonial.

A mesa de autoridades contou com a presença da advogada Kátia Claro, esposa do presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP); do deputado Roberto Hashioka (União); da vice-presidente da OAB-MS, Marta do Carmo Taques; e do professor doutor Sílvio Lobo Filho, chefe de gabinete da Setesc e membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo. Também participaram os deputados Junior Mochi (MDB), Renato Câmara (MDB) e Lia Nogueira (PSDB).

A cerimônia contou com a execução do Hino de Mato Grosso do Sul, exibição de vídeo institucional produzido pela TV ALEMS e apresentações musicais da solista Kelly Holland e da pianista Luzmena Ferraz. No saguão do Palácio Guaicurus, o grupo Donna Bella Trio recepcionou os convidados.

O professor Sílvio Lobo Filho ressaltou a importância do cerimonial como instrumento de convivência e respeito institucional.

Sílvio Lobo pontuou a importância do cerimonial e das normas protocolares 

“O cerimonial existe desde que o ser humano vive em sociedade. Ele organiza as relações e garante a harmonia nas solenidades. Mato Grosso do Sul foi pioneiro na valorização dessa categoria, e isso deve ser motivo de orgulho para todos nós”, destacou.

Durante a noite, diversos profissionais receberam a Comenda de Honra ao Mérito Legislativo pelo destaque em suas atuações. Entre os homenageados estavam Adriana Regina Martinelli, Ana Amélia Nantes Pereira, Maritza Cogo, Soraia Anbar, entre outros nomes reconhecidos na área.

Representando os homenageados, Soraia Anbar expressou gratidão e emoção pela valorização dos profissionais que atuam nos bastidores.

Soraia Anbar expressa gratidão e emoção ao representar os cerimonialistas

“O cerimonial é o fio invisível que costura o respeito entre as pessoas e a mão discreta que conduz, com graça e harmonia, o espetáculo da vida pública. É uma honra receber esse reconhecimento”, afirmou.

A servidora da ALEMS Ana Amélia Nantes Pereira e a cerimonialista Maritza Cogo também relataram emoção e orgulho pelo reconhecimento da profissão.

“Sempre trabalhamos nos bastidores, preparando tudo com cuidado e dedicação. Hoje, estar do outro lado, sendo homenageada, é um privilégio”, disse Ana Amélia.

“Participei da primeira turma de cerimonialistas de MS, em 1993, e vivi momentos marcantes, como a visita do Papa João Paulo II. O cerimonial é o elo entre a população e os políticos  é o bem servir”, completou Maritza.

Instituído em 29 de outubro, o Dia do Cerimonialista rememora o I Encontro Nacional do Cerimonial Público, realizado em 1993, em São Luís (MA), data que marcou a criação do Comitê Nacional do Cerimonial Público.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: