Campo Grande (MS), Sexta-feira, 02 de Maio de 2025

SAÚDE/BELEZA

Consumo excessivo de açúcar acelera envelhecimento da pele, alerta dermatologista

Glicação compromete colágeno e elastina, provocando rugas e flacidez; alimentação equilibrada é aliada da saúde cutânea.

02/05/2025

07:00

REDAÇÃO

MARIA GORETI

A saúde da pele está diretamente relacionada a diversos fatores como genética, hormônios, exposição solar e estilo de vida. Dentro desse contexto, a alimentação exerce papel fundamental, especialmente quando se trata de prevenir o envelhecimento precoce.

Segundo a dermatologista Thaís Guerreiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional de São Paulo (SBD-RESP), o consumo excessivo de açúcar é um dos grandes vilões da pele jovem e saudável. “Esse processo é conhecido como glicação, em que o açúcar em excesso no organismo se liga a proteínas importantes, como o colágeno e a elastina, formando os chamados produtos finais da glicação avançada (AGEs)”, explica.

Essas substâncias (AGEs) comprometem a estrutura das proteínas, tornando-as mais rígidas, frágeis e menos funcionais, o que resulta em rugas, flacidez e perda de elasticidade da pele — sinais claros de envelhecimento.

O que é glicação?

A glicação é uma reação natural do corpo, mas se torna prejudicial quando há um excesso de açúcar circulando no sangue, situação comum em dietas ricas em alimentos ultraprocessados, refrigerantes e doces. Esse processo deteriora a qualidade das fibras de colágeno, essenciais para manter a firmeza da pele.

Como proteger a pele?

Para manter a pele saudável e jovem por mais tempo, a dermatologista recomenda:

  • Reduzir o consumo de açúcares simples e refinados;

  • Priorizar uma alimentação rica em antioxidantes, como frutas vermelhas, vegetais verde-escuros, castanhas e alimentos integrais;

  • Evitar o excesso de sol e usar proteção solar diária;

  • Manter uma boa hidratação e qualidade do sono;

  • Praticar exercícios físicos regularmente.

“O que comemos impacta não só nossa saúde interna, mas também reflete diretamente na aparência da pele. Por isso, bons hábitos alimentares e cuidados dermatológicos adequados fazem toda a diferença”, completa a especialista.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: