SAÚDE
Morre Marco Krieger, vice-presidente da Fiocruz e defensor de vacinas
Cientista era defensor das vacinas contra covid-19
29/04/2025
07:00
AGÊNCIA BRASIL
Marco Aurélio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, morreu nesta segunda-feira (28) - Foto: Peter Ilicciev/Divulgação
Morreu nesta segunda-feira (28) Marco Aurélio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ele estava no cargo desde 2017. Tinha 61 anos e lutava contra um câncer.
Referência em temas como imunização e vacinas, Krieger foi um dos cientistas que lutaram pela liberação do uso emergencial das duas vacinas – a da Fiocruz e a do Instituto Butantan – contra a covid-19.
Ao defender a eficácia das vacinas contra a doença, Krieger desempenhou um papel importante no combate ao negacionismo científico e ao movimento antivacinas, destaca nota da Fiocruz, em que lamenta a morte do vice-presidente.
"O cientista era um entusiasta da inovação tecnológica e estava sempre empenhado em incorporar novas vacinas, fármacos e produtos ao SUS. Como ele sempre costumava destacar, 'é importante criarmos um ambiente que favoreça o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica e incentivar o caráter empreendedor dos pesquisadores'”, diz a nota, destacando a dedicação do vice-presidente “a projetos que pudessem ampliar o acesso da população a melhores vacinas e tratamentos pelo SUS".
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1987, tendo mestrado (1989) e doutorado (1997) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Krieger foi diretor-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico, Prototipagem e Produção do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), coordenador do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e coordenador-técnico da Unidade de Produção da Fiocruz para Diagnóstico de Ácido Nucleico.
Ainda não há informações sobre velório e enterro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hashioka homenageia a potente voz de Karla Coronel com Comenda Lídia Baís
Leia Mais
Em horário especial, Bioparque Pantanal abrirá as portas para visitantes no Dia do Trabalhador
Leia Mais
Mato Grosso do Sul é o segundo estado do Brasil com maior potencial de gerar bioenergia
Leia Mais
Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses
Municípios