SAÚDE/CIÊNCIA
Pesquisadora gaúcha é reconhecida como talento mundial na luta contra o Alzheimer e ganha bolsa para Harvard
A doutoranda Giovanna Carello Collar, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBioq) da UFRGS, foi reconhecida com o prêmio “One to Watch” da Alzheimer’s Association International Conference (AAIC).
28/04/2025
14:35
REDAÇÃO
Foto: Divulgação/UFRGS
A gaúcha Giovanna Carello Collar, de 27 anos, foi reconhecida como uma das jovens cientistas mais promissoras do mundo ao receber o prestigiado prêmio “One to Watch”, concedido pela Alzheimer’s Association International Conference (AAIC). O título internacional celebra talentos emergentes na pesquisa sobre o Alzheimer e consagra Giovanna como única brasileira entre os quatro cientistas escolhidos por um comitê internacional.
Doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Giovanna também foi contemplada com uma bolsa de estudos para realizar parte de seu doutorado na Universidade de Harvard, uma das instituições mais renomadas do mundo.
Seu trabalho foca em fatores protetores e de resiliência à doença de Alzheimer, especialmente na hipótese de que a origem da doença possa estar associada ao neurodesenvolvimento precoce. A motivação veio de uma experiência pessoal: o diagnóstico da avó com Alzheimer, que despertou seu desejo de buscar diagnósticos mais precoces e tratamentos mais eficazes.
Além do brilhantismo acadêmico, Giovanna é um símbolo de representatividade e superação.
“Como mulher cientista, nascida e criada em um país emergente como o Brasil, reconheço o privilégio de poder optar por permanecer na academia. [...] Quero preencher os espaços que, historicamente, a maioria das mulheres latino-americanas não pôde ocupar”, afirmou em entrevista à UFRGS.
Com o sonho de fundar um laboratório dedicado exclusivamente à doença de Alzheimer no Brasil, Giovanna representa uma nova geração de cientistas comprometidos com o avanço da ciência e o impacto social de suas descobertas — provando que excelência e propósito podem caminhar juntos, mesmo diante dos desafios da pesquisa em um país em desenvolvimento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ebserh abre prazo para instituições aderirem a exame de residência
Leia Mais
Marçal Filho solicita apoio do Estado para desafogar sistema de saúde em Dourados
Leia Mais
Lei: Multas de trânsito leves e médias podem ser convertidas em advertência
Leia Mais
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta terça-feira
Municípios