Campo Grande (MS), Domingo, 27 de Abril de 2025

CAPITAL

Campo Grande decreta emergência na saúde e transforma UPAs em unidades de internação

Alta nos casos de síndrome respiratória e falta de leitos leva prefeitura a adotar plano emergencial por 90 dias

26/04/2025

10:40

REDAÇÃO

A Prefeitura de Campo Grande decretou, neste sábado (26), situação de emergência na saúde pública por 90 dias. O motivo é o aumento expressivo de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e a superlotação da rede pública, que enfrenta déficit de leitos, especialmente em unidades pediátricas.

 

@Nathalia Alcântara//Midiamax

O decreto foi publicado em edição extra do Diogrande após reunião do COE (Centro de Operações de Emergência) para Doenças Respiratórias e Arboviroses. Como parte das ações do plano emergencial, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Universitário e Coronel Antonino passarão a receber pacientes em internação, uma medida incomum, mas necessária diante da crise.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, a mudança tem o objetivo de desafogar o Pronto Atendimento Infantil, no bairro Tiradentes, que concentrará os casos mais graves. “Vamos atuar de forma integrada. Pacientes que precisam de observação por alguns dias serão encaminhados às UPAs, enquanto os casos mais críticos ficarão no Pronto Atendimento Infantil, que tem estrutura mais adequada”, explicou.

O município também enfrenta dificuldades pela falta de leitos disponíveis na rede privada, que não tem capacidade de ampliar o atendimento via SUS. O Estado já registrou 1.940 hospitalizações por SRAG em 2025, com 27 mortes confirmadas. Somente na Capital, 89 óbitos foram atribuídos à doença neste ano.

Situação tende a piorar nas próximas semanas

Dados da Fiocruz indicam que os casos de SRAG devem continuar em alta nas próximas quatro a seis semanas em Mato Grosso do Sul. Para amenizar o impacto, a Secretaria Estadual de Saúde estuda abrir novos leitos, possivelmente em Três Lagoas, para ajudar a atender a demanda da Capital.

Outra medida imediata será a liberação da vacina da gripe para toda a população a partir deste domingo (27), antecipando a ampliação da campanha de imunização.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: