MEIO AMBIENTE
Onça-pintada capturada após ataque em MS apresenta estado crítico de saúde
25/04/2025
09:45
REDAÇÃO
@Saul Schramm / Secom
A onça-pintada que atacou e matou o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, em Mato Grosso do Sul, foi capturada três dias após o incidente e levada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande. O animal, que pesa 94 kg, está 26 kg abaixo do peso ideal e apresenta sinais de alto grau de desidratação, além de problemas hepáticos e renais.
De acordo com especialistas, o estado debilitado do felino pode estar relacionado a uma possível doença, que está sendo investigada por meio de exames e acompanhamento veterinário. O foco das equipes de saúde animal agora é hidratar e estabilizar o animal para, se possível, devolvê-lo ao seu habitat natural após a recuperação.
A captura foi realizada por equipes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o auxílio de profissionais especializados em fauna silvestre. O ataque que levou à morte do caseiro gerou grande comoção na região e intensificou as discussões sobre a convivência entre seres humanos e animais silvestres em áreas de preservação.
O caso segue sendo acompanhado por autoridades ambientais e especialistas da área veterinária.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Presidente do TJMS e juiz de Anastácio são finalistas do Prêmio Inovação J.Ex 2025
Leia Mais
Morre Paula Proença Castela Ribeiro, prima da cantora Ana Castela, em Cuiabá
Leia Mais
Fies 2025 abre inscrições para mais de 58 mil vagas remanescentes
Leia Mais
Governo de MS reúne secretariado em balanço de metas de 2025 e planejamento de ações para 2026
Municípios