INTERIOR
Dourados registra terceira captação de órgãos do ano no Hospital da Vida
Órgãos foram transportados com apoio aéreo da Polícia Rodoviária Federal e encaminhados para transplantes em Campo Grande e Porto Alegre
24/04/2025
09:10
ASSECOM
MARIA GORETI
Equipe responsável pela captação dos órgãos no Hospital da Vida em Dourados – Foto: Assecom
Na tarde desta quarta-feira (23), foi realizada a terceira captação de órgãos do ano em Dourados, no Hospital da Vida. A doação partiu de um paciente de 48 anos, morador da região sul do estado, e resultou na retirada de rins, fígado e córneas. A logística da operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que disponibilizou um helicóptero para o transporte imediato dos órgãos doados.
O fígado e as córneas seguiram para Campo Grande, onde o fígado foi transplantado ainda nesta quarta-feira no Hospital Adventista do Pênfigo. Já os rins foram encaminhados em voo direto para Porto Alegre (RS), onde irão beneficiar pacientes em lista de espera.
De acordo com o médico Gustavo Rapassi, responsável técnico pela captação e pelos transplantes renais, houve incerteza inicial sobre a viabilidade do fígado, exigindo resposta rápida da equipe. Durante o procedimento, foi observado que o órgão era utilizável, com isso foi solicitado o apoio da PRF para garantir que o órgão chegasse a tempo na capital sul-mato-grossense.
A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) em Dourados, Ludelça Dorneles, destacou que esta é a terceira captação realizada em 2025. Segundo ela, o número de doações sofreu queda após a pandemia do Coronavírus: foram três em 2021, cinco em 2022, sete em 2023 e quatro em 2024.
O Hospital da Vida é referência para cerca de 1 milhão de habitantes da região sul de Mato Grosso do Sul e funciona como unidade de portas abertas. Apesar da estrutura e da abrangência, o número de captações poderia ser maior, mas esbarra na negativa de muitas famílias. A captação de órgãos é um processo complexo que ocorre somente após a constatação de morte encefálica por meio de exames rigorosos e com autorização da família. A retirada dos órgãos é feita por equipe especializada, como a que atua em Dourados.
PRF disponibilizou um helicóptero para o transporte imediato dos órgãos doados
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moda masculina verão 2026 aposta em rosa, fluidez e alfaiataria desconstruída
Leia Mais
Protocolo inédito padroniza acesso à Telessaúde e inaugura nova fase da saúde digital em MS
Leia Mais
Brasileiras têm menos filhos e adiam maternidade, aponta Censo 2022
Leia Mais
Junho se despede com festa, cultura, inovação e diversidade em Mato Grosso do Sul
Municípios