Campo Grande (MS), Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

SAÚDE

Humap-UFMS realiza mutirão de Coloproctologia no feriado com apoio do programa Ebserh em Ação

Ação beneficiou 14 pacientes e reforça o compromisso com agilidade e resolutividade no atendimento pelo SUS

21/04/2025

11:20

REDAÇÃO

@Divulgação

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou nesta segunda-feira (21 de abril), feriado de Tiradentes, um mutirão de cirurgias na especialidade de Coloproctologia. A iniciativa faz parte do programa nacional Ebserh em Ação, em parceria com o Ministério da Saúde, e tem como objetivo ampliar o acesso a procedimentos assistenciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo, 14 pacientes acompanhados pelo ambulatório do hospital foram contemplados com a cirurgia, realizada por meio da atuação dos coloproctologistas Dr. Carlos Henrique Marques dos Santos e Dr. Odinilson Almeida Fonseca, ambos integrantes da equipe do Humap.

“Esses pacientes já são acompanhados por nós. Selecionamos casos de menor complexidade, considerando o tempo de espera e a viabilidade de realizarmos mais procedimentos em um único dia. O principal objetivo é abreviar a espera de quem está precisando de cirurgia”, explicou o Dr. Carlos Henrique.

Cirurgias planejadas com segurança e qualidade

As intervenções aconteceram em duas salas cirúrgicas, com duração média de 60 minutos cada. Participaram do mutirão residentes de cirurgia geral, anestesistas, técnicos de enfermagem, além das equipes do centro cirúrgico, internação, ambulatório e setor administrativo. O planejamento da ação levou cerca de dois meses, envolvendo logística, triagem e coordenação de agendas.

O Dr. Carlos reforçou que, mesmo com o ritmo intensificado, a qualidade dos procedimentos foi mantida:

“É importante destacar que o mutirão não significa agilidade em detrimento do cuidado. Todas as cirurgias foram realizadas com os mesmos critérios e protocolos que seguimos diariamente, com atenção total ao pós-operatório.”

Para pacientes e familiares, a realização do mutirão significou o fim de uma longa espera. A dona Neide Aparecida Paixão Soares, mãe de uma das pacientes chamadas para o procedimento, celebrou a convocação:

“Fiquei feliz porque estamos aguardando há três anos. Foi uma realização para todos que estavam esperando pela cirurgia.”

Ação alinhada com o Ministério da Saúde

O mutirão integra o programa Ebserh em Ação, que segue os moldes da edição realizada no fim de 2023 — quando foram realizados quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames em todo o país.

A edição atual está alinhada ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde, que visa aumentar em 40% o número de atendimentos especializados até dezembro de 2025.

Com iniciativas como essa, o Humap-UFMS e a Rede Ebserh reafirmam seu compromisso com resolutividade, acolhimento e acesso qualificado à saúde pública, promovendo melhorias concretas na vida de usuários do SUS em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: