TCE-MS
TCE-MS e TJMS trocam experiência para enfrentamento ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho
02/04/2025
13:00
ASSECOM
Tania Sother
@Divulgação
Integrantes do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação (PREVAD) no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul se reuniram nesta quarta-feira, 2 de abril, com a juíza Liliana de Oliveira Monteiro, que preside a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça de MS (CPEAD-TJMS) e com o servidor do TJMS, Odair José de Melo, da Coordenadoria da Mulher.
Eles foram recebidos pelo corregedor-geral do TCE-MS, conselheiro Márcio Monteiro, e pela secretária executiva da Corregedoria, Márcia Serra, e apresentaram o trabalho que está sendo desenvolvido nesta Corte, com um planejamento de comunicação que tem possibilitado ampla visibilidade frente às questões que envolvem essa política, favorecendo a construção de um ambiente de trabalho que promova a segurança, dignidade e onde comportamentos inadequados não sejam admitidos.
Márcia Serra mencionou que a sua implantação partiu de uma vontade política institucional de tolerância zero a qualquer tipo de discriminação, de assédio no ambiente de trabalho. “Nós recebemos os representantes do TJ, que também estão envolvidos nessa causa, e que estão propondo uma parceria, uma troca de saberes, compartilhando o trabalho, somando esforços e conhecimentos para a construção de um ambiente livre de qualquer tipo de discriminação e assédio. Reconhecemos que a parceria institucional só vem a crescer a referendar a prática aqui adotada.”
A juíza Liliana de Oliveira Monteiro, enfatizou que a visita foi para conhecer o trabalho desenvolvido no Tribunal e promover uma troca de experiência entre as comissões. “A nossa ideia é que se interliguem e que se utilizem das ações da outra para melhorar o ambiente laboral e institucional. O importante é ressaltar a política institucional estabelecida, o comprometimento da alta administração com a realização dessas políticas e também as consequências dentro da instituição, que é a melhoria do nosso ambiente laboral”.
Também participaram da reunião os servidores e membros do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação (PREVAD), Álvaro Scriptore Filho, Viviane Lacerda Nogueira, Fernanda Pangoni, Rodrigo Tonetti, e a psicóloga Carla Lehn.
PREVAD
A Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual e a todas as formas de Violência e Discriminação, instituída pela Resolução TCE-MS n.º 213/2024, tem como objetivo promover e assegurar, no âmbito do TCE-MS, um ambiente de trabalho seguro, digno, saudável, sustentável e livre de comportamentos inadequados, garantindo o respeito mútuo entre todas as pessoas.
A denúncia pode ser identificada ou anônima. Em qualquer um dos casos, a identidade da vítima é preservada e todas as informações são mantidas em sigilo.
O TCE-MS ainda possui um Núcleo de Acolhimento, que oferece apoio psicológico aos servidores. Esse serviço tem como objetivo principal cuidar da saúde mental e física dos servidores, oferecendo atendimento individualizado em um espaço seguro e confidencial.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Obras na BR-163/MS exigem atenção redobrada dos motoristas nesta segunda (25)
Leia Mais
Funsat realiza 'Super Quarta' com 150 vagas após feriado em Campo Grande
Leia Mais
Concurso inédito premia os melhores queijos artesanais de Mato Grosso do Sul durante a Ruraltur MS
Leia Mais
Tarifa de energia mais cara faz crescer procura por lavanderias como alternativa econômica
Municípios