ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputado Caravina cobra atendimento veterinário gratuito na clínica da UFMS
14/02/2025
07:35
REDAÇÃO
@Divulgação
O deputado estadual José Caravina voltou a cobrar, nesta terça-feira (11), a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ) da UFMS sobre a cobrança de serviços veterinários à população. O parlamentar reiterou um requerimento oficial enviado anteriormente à reitora da UFMS, Prof. Camila Ítavo, e ao diretor da FAMEZ, Prof. Dr. Carlos Alberto, após a universidade não responder ao primeiro pedido de esclarecimentos.
Caravina levantou os seguintes pontos em seu requerimento:
A clínica veterinária da FAMEZ tem sido amplamente procurada por tutores de animais de famílias de baixa renda, que enfrentam dificuldades para arcar com os custos elevados dos serviços. Caravina destaca que, como uma instituição pública de ensino, a UFMS deveria garantir transparência e equidade no acesso aos serviços veterinários, especialmente considerando a necessidade de políticas públicas que viabilizem o atendimento gratuito ou subsidiado.
O deputado pediu um posicionamento oficial da UFMS e da FAMEZ sobre a questão, incluindo se há algum tipo de subsídio para custear os serviços ou programas específicos para tutores em situação de vulnerabilidade. Caso a universidade não ofereça suporte governamental para reduzir os custos, Caravina afirmou que buscará alternativas para evitar que a cobrança exclua a população de baixa renda do acesso à assistência veterinária.
O parlamentar afirmou que continuará acompanhando o caso e cobrando medidas que ampliem o acesso da população aos serviços veterinários oferecidos pela universidade. Ele aguarda uma resposta oficial da UFMS o mais breve possível.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Criança de 3 anos é ferida com faca durante briga familiar em Bataguassu
Leia Mais
Alta velocidade causa acidente fatal entre morador de Dourados e prefeito de Laguna Carapã
Leia Mais
“Dia Nacional da Adoção e 5 anos do caso George Floyd: Reflexões sobre desigualdade e direitos humanos”
Leia Mais
Semana reúne datas de conscientização sobre saúde da mulher, glaucoma e tabagismo
Municípios