SEBRAE
Valoriza MS: Sebrae lança edital para aquisição de produtos de artesãos sul-mato-grossenses
niciativa visa consolidar catálogo de compras para trocas protocolares como forma de valorizar a cultura local e fomentar a geração de renda
06/02/2025
14:10
ASSECOM
Edital Valoriza MS visa consolidar um catálogo de produtos feitos por artesãos locais para serem utilizados em trocas protocolares. Crédito: Sebrae/MS
Uma peça produzida manualmente por um artesão local é uma das formas de representar com excelência a riqueza cultural de Mato Grosso do Sul. As técnicas e materiais utilizados incorporam elementos da identidade regional e refletem as particularidades do território, como as confecções indígenas de cestaria e cerâmica que ressaltam a conexão dos povos com a terra.
Para valorizar essa cultura local e fomentar a economia criativa, o Sebrae/MS lançou, nessa quarta-feira (5), o Valoriza MS – um edital inédito no Estado que traz um novo canal de comercialização para os artesãos locais com a consolidação de um catálogo de produtos artesanais para serem utilizados em trocas protocolares, quando há interações institucionais entre autoridades, organizações ou Estados com a entrega de itens como um gesto simbólico para fortalecer relações e demonstrar respeito.
“Nosso intuito é mostrar o que nosso Estado tem de melhor. A partir da troca protocolar, levamos a nossa cultura para outros locais do Brasil e países trazendo visibilidade para o nosso território. Além disso, queremos estimular outras instituições a fazerem o mesmo. Dessa forma, valorizamos a nossa produção artística e impulsionamos a geração de renda, fomentando a inclusão produtiva por meio do empreendedorismo e o fortalecimento da economia criativa em Mato Grosso do Sul”, destacou a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.
Profissionais que trabalham com diferentes tipos de artesanato em Mato Grosso do Sul podem se inscrever para participar do edital, basta preencher os requisitos. Crédito: Sebrae/MS
O edital está aberto até o dia 14 de fevereiro, permitindo a participação de interessados no processo de chamada pública. Podem se inscrever Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) do segmento artesanal, além de associações e cooperativas do setor.
Para participar, é necessário possuir a Carteira Nacional do Artesão, com inscrição ativa no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), dentro da validade e vinculada ao CNPJ informado. Os artesãos selecionados serão credenciados para fornecimento sob demanda, e a aquisição dos produtos ocorrerá por meio de ata de registro de preços, garantindo mais oportunidades e visibilidade para os empreendedores locais.
Confira o edital completo ao clicar aqui. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae/MS por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputada Lia Nogueira solicita equipamentos agrícolas para fortalecer produção familiar no Assentamento Amparo, em Itahum
Leia Mais
Revalida: prazo para recurso sobre prova discursiva termina amanhã
Leia Mais
Câmara de Ponta Porã tem formação inédita com cinco partidos na Mesa Diretora
Leia Mais
Sebrae seleciona empresários para maior feira de franquias da América Latina
Municípios