ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
MS pode ter política de proteção e cuidados às pessoas com Doença de Alzheimer
06/02/2025
07:20
ASSECOM
Gleice Jane é autora da proposta que prioriza cuidado a pacientes com a Doença de Alzheimer e outras demências
De autoria da deputada Gleice Jane (PT), tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 8/2025 que institui a Política Estadual de Prevenção e Cuidado às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências. Conforme a matéria, o objetivo é a prevenção, cuidado e atenção, bem como o adiamento da manifestação da doença por meio de programas que ofereçam atividades multidisciplinares e orientação à alimentação equilibrada e saudável.
A política estadual será implementada pelo Poder Público em conjunto com a sociedade civil, por intermédio de programas educativos, multidisciplinares. A Doença de Alzheimer é considerada uma patologia neurodegenerativa, responsável pela causa de demência e com alta taxa de mortalidade. Apresentando grave comprometimento do Sistema Nervoso Central, a enfermidade é irreversível e os tratamentos atuais são apenas paliativos, ajudando na qualidade de vida do paciente.
Segundo o Ministério da Saúde, o estilo de vida saudável é importante para prevenir o Alzheimer e a indicação é que hábitos saudáveis devem começar cedo, como por exemplo: o estímulo cerebral e cognitivo, que pode ocorrer por meio de leituras, jogos, aprendizado de outros idiomas, instrumentos musicais, palavras cruzadas, atividades físicas regulares e ou práticas de vida que sejam menos sedentárias, como por exemplo, trocar o elevador pela escada, ou caminhar ao ar livre. Alimentação balanceada e saudável, bem como tomar sol ou suplementar com vitamina D.
“É fundamental que o Poder Público implemente políticas públicas destinadas a prevenir e combater a Doença de Alzheimer, envolvendo a sociedade e promovendo a conscientização sobre sua importância. Além disso, é preciso oferecer aos cidadãos meios para prevenir o surgimento da doença como o ensino de novos idiomas, a prática regular de atividades físicas e a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada”, elencou a parlamentar.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara de Ponta Porã forma comissões internas e aprova criação do Comitê Binacional do Parlim
Leia Mais
Lei proíbe uso de celulares nas escolas de MS: Resolução da SED regulamenta a medida para a rede estadual
Leia Mais
Notas do Enem e Vestibular Unificado são oportunidades de ingresso para estudantes realizarem o sonho de cursar Medicina
Leia Mais
Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses
Municípios