SAÚDE
Fevereiro Roxo e Laranja: Mês de conscientização na Santa Casa de Campo Grande
04/02/2025
16:00
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Fevereiro é um mês de grande importância na conscientização sobre algumas condições de saúde que afetam milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Neste mês, duas campanhas ganham destaque: o Fevereiro Roxo e o Fevereiro Laranja.
Fevereiro Roxo: A campanha tem como foco a conscientização sobre doenças que afetam a qualidade de vida e geram muitos desafios para os pacientes e suas famílias. As condições abordadas são:
Lúpus: Doença autoimune que ataca os tecidos saudáveis do corpo, causando inflamação nas articulações, pele, rins e outros órgãos. O diagnóstico precoce e o acompanhamento médico contínuo são essenciais para o controle da doença.
Fibromialgia: Doença que causa dor generalizada no corpo, fadiga e distúrbios do sono. Embora sua causa ainda seja desconhecida, ela pode ser controlada com tratamento adequado e mudanças no estilo de vida.
Alzheimer: Doença neurodegenerativa que afeta a memória e as funções cognitivas, impactando a qualidade de vida do paciente e das famílias. A detecção precoce é fundamental para retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida.
Fevereiro Laranja: A campanha também tem um grande significado, principalmente pela luta contra a leucemia, um câncer que afeta o sangue e a medula óssea. A leucemia pode ser tratada com quimioterapia, transplante de medula óssea e outras terapias avançadas, mas a chance de cura aumenta significativamente com o diagnóstico precoce.
Santa Casa de Campo Grande na luta
A Santa Casa de Campo Grande se dedica a promover a informação e solidariedade durante o mês de fevereiro. Além de alertar sobre os sintomas, tratamento e prevenção das doenças, a instituição incentiva a comunidade a se engajar com ações que envolvem doação de sangue e medula óssea, além de oferecer apoio às pessoas que convivem com essas condições, através de grupos de suporte e acompanhamento médico especializado.
A conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e da continuidade do tratamento é um passo fundamental para combater essas doenças de forma eficaz. Durante todo o mês, a Santa Casa vai oferecer palestras educativas, campanhas de arrecadação de doações de medula óssea e criar canais de atendimento e orientação para pacientes e familiares.
Como participar?
Junte-se à luta! Seja parte da mudança e ajude a espalhar a conscientização sobre a importância da solidariedade e apoio aos pacientes com essas condições.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marçal determina celeridade e licitação para auditoria na Funsaud avançar
Leia Mais
Lia Nogueira reforça compromisso com a inclusão e defesa da mulher na abertura dos trabalhos legislativos de 2025
Leia Mais
Fundesporte promoverá capacitação para professores em práticas esportivas infantis em Sonora
Leia Mais
Erro judicial leva à prisão indevida de hHomem em caso de pensão alimentícia no DF
Municípios