Campo Grande (MS), Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

JANEIRO BARNCO

Senar/MS traz cursos e iniciativas que ajudam no autoconhecimento e saúde mental

Ações são voltadas para melhorar o desenvolvimento socioemocional, relações interpessoais e produtividade dos produtores rurais

22/01/2025

10:05

ASSECOM

O início do ano traz uma importante reflexão sobre saúde mental e emocional com o Janeiro Branco, campanha que destaca a necessidade de enfrentar problemas como depressão, ansiedade e burnout. Estas situações afetam não apenas os grandes centros urbanos, mas também o meio rural, e para apoiar essas comunidades, o Senar/MS oferece programas e cursos que levam desenvolvimento socioemocional ao campo, fortalecendo famílias e negócios.

Em pequenas popriedades rurais, questões emocionais podem impactar as relações interpessoais, a produtividade e até o crescimento econômico. Por meio de iniciativas como Educação Socioemocional, Comunicação Assertiva, Relações Interpessoais, Qualidade de Vida e Controle de Orçamento Familiar, e os programas Fortalecer e Senar Conecta, mais de seis mil alunos já foram capacitados pelo Senar/MS desde 2021, promovendo bem-estar e qualidade de vida no campo.

A criação do Troféu das Emoções, idealizada durante as aulas de Educação Socioemocional, é um exemplo de ação que simboliza a jornada vivenciada pelos alunos e o fortalecimento de suas competências socioemocionais. “Os encontros com a turma foram marcados por uma troca genuína em um ambiente de acolhimento que possibilitaram o crescimento emocional e coletivo dos jovens”, explica Breno Beltran, psicólogo e instrutor do Senar/MS.

De acordo com Camila Dionísio, consultora e membro da CIPA+A ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do Senar/MS, o Janeiro Branco é o momento ideal para avaliar como estamos emocionalmente e nos prepararmos para enfrentar os desafios do ano. "É uma oportunidade para refletir sobre o que queremos conquistar e como podemos nos fortalecer para alcançar nossos objetivos", afirma.

O impacto dos cursos vai além do indivíduo: famílias relatam mudanças significativas, com melhor organização, aumento da produtividade e maior qualidade de vida. "O desenvolvimento emocional não só melhora a rotina de trabalho, mas transforma relações e promove o crescimento pessoal e profissional", destaca Camila.

O programa mais recente, Fortalecer, foi lançado em março de 2023 e já beneficiou mais de 30 famílias, oferecendo suporte técnico e educacional por meio da ATeG Prepara (Assistência Técnica e Gerencial). Destinado a agricultores familiares no estado, o programa promove o desenvolvimento pessoal e profissional, abordando temas como gestão, planejamento e competências socioemocionais. A iniciativa surgiu como uma proposta de auxiliar na organização das propriedades rurais e na melhoria da qualidade de  vida das famílias atendidas para que elas pudessem superar desafios no campo.

Para se inscrever em um dos cursos ou programas, acesse senarms.org.br/cursos e confira as datas e locais de realização, ou entre em contato com o Sindicato Rural da sua cidade para mais informações.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: