Campo Grande (MS), Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

EXPANSÃO

Reitor da UFGD visita obras de ampliação do HU-UFGD e agradece apoio do presidente da Ebserh

O projeto, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conta com um investimento federal de R$ 28 milhões

19/11/2024

16:35

ASSECOM

@Divulgação

Nesta terça-feira (19), uma equipe da Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) visitou o canteiro de obras para a ampliação da Unidade da Mulher e da Criança (UMC) do Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD/Ebserh), vinculado à Rede Ebserh. O projeto, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), reforça o compromisso com a saúde e a educação na macrorregião de Dourados, abrangendo 34 municípios, e conta com um investimento federal de R$ 28 milhões.

Participaram da visita o reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, o pró-reitor de Avaliação Institucional e Planejamento (PROAP), Etienne Biasotto, a gerente administrativa do HU-UFGD, Danielly Vieira Capoano, o superintendente do hospital, Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick, além de representantes da empresa Poligonal Engenharia e Construções Ltda., responsável pela obra, e colaboradores do hospital.

Durante o evento, Jones Dari Goettert destacou a importância da obra para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a ampliação dos serviços públicos de saúde. Em sua fala, expressou gratidão ao presidente da Ebserh, professor Arthur Chioro, por sua contribuição decisiva para o avanço do projeto.

“Quero registrar publicamente aqui o nosso agradecimento a uma pessoa que é imprescindível neste processo, que é o presidente da Ebserh, professor Arthur Chioro, que tem acompanhado a gente desde a primeira reunião lá atrás, quando ele assumiu no início de 2023 [...]. Então, a ele e a toda a equipe, o nosso agradecimento e que consigamos avançar muito mais naquilo que é o mais importante”, declarou o reitor.

Ele também destacou a relevância do trabalho conjunto entre a reitoria, o HU-UFGD e a iniciativa privada. “Estamos ampliando e dando mais consistência ao trabalho que desenvolvemos. [...] Essa construção é fundamental para que avancemos com o SUS, com as estruturas do serviço público e com as parcerias, como a que temos com uma empresa dessa envergadura”, ressaltou.

Ampliação
A ampliação da UMC prevê a adição de 45 novos leitos ao HU-UFGD, a duplicação das UTIs pediátrica e neonatal e a expansão da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal. Com isso, a unidade buscará reforçar o atendimento humanizado e qualificado para gestantes, mulheres e crianças da região.

O superintendente do HU-UFGD, Dr. Hermeto Paschoalick, ressaltou o impacto do projeto para a saúde regional. “A expansão da UMC é um passo essencial para aprimorar o atendimento de gestantes, mulheres e crianças na região. [...] Este projeto reforça nosso compromisso em atender com excelência e humanização.”

As obras, iniciadas oficialmente no dia 13 de novembro em evento realizado em Campo Grande, que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, têm previsão de conclusão em 24 meses, com entrega estimada para outubro de 2026.

Compromisso com a saúde e educação

Durante o lançamento realizado no dia 13, O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou a relevância do projeto para a região e o papel dos hospitais universitários na formação de profissionais de saúde e no avanço da pesquisa científica. “Esse investimento reforça o compromisso da Ebserh e do MEC com a qualidade e ampliação do SUS, especialmente em regiões que necessitam de atendimento especializado e de qualidade,” afirmou.

Sobre a Ebserh

A Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 45 hospitais universitários federais, desempenhando um papel central na assistência à saúde, no ensino e na pesquisa. Esses hospitais são referência para o SUS e são essenciais para a formação de milhares de profissionais de saúde em parceria com universidades federais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: