EXPANSÃO
Reitor da UFGD visita obras de ampliação do HU-UFGD e agradece apoio do presidente da Ebserh
O projeto, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conta com um investimento federal de R$ 28 milhões
19/11/2024
16:35
ASSECOM
@Divulgação
Nesta terça-feira (19), uma equipe da Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) visitou o canteiro de obras para a ampliação da Unidade da Mulher e da Criança (UMC) do Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD/Ebserh), vinculado à Rede Ebserh. O projeto, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), reforça o compromisso com a saúde e a educação na macrorregião de Dourados, abrangendo 34 municípios, e conta com um investimento federal de R$ 28 milhões.
Participaram da visita o reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, o pró-reitor de Avaliação Institucional e Planejamento (PROAP), Etienne Biasotto, a gerente administrativa do HU-UFGD, Danielly Vieira Capoano, o superintendente do hospital, Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick, além de representantes da empresa Poligonal Engenharia e Construções Ltda., responsável pela obra, e colaboradores do hospital.
Durante o evento, Jones Dari Goettert destacou a importância da obra para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a ampliação dos serviços públicos de saúde. Em sua fala, expressou gratidão ao presidente da Ebserh, professor Arthur Chioro, por sua contribuição decisiva para o avanço do projeto.
“Quero registrar publicamente aqui o nosso agradecimento a uma pessoa que é imprescindível neste processo, que é o presidente da Ebserh, professor Arthur Chioro, que tem acompanhado a gente desde a primeira reunião lá atrás, quando ele assumiu no início de 2023 [...]. Então, a ele e a toda a equipe, o nosso agradecimento e que consigamos avançar muito mais naquilo que é o mais importante”, declarou o reitor.
Ele também destacou a relevância do trabalho conjunto entre a reitoria, o HU-UFGD e a iniciativa privada. “Estamos ampliando e dando mais consistência ao trabalho que desenvolvemos. [...] Essa construção é fundamental para que avancemos com o SUS, com as estruturas do serviço público e com as parcerias, como a que temos com uma empresa dessa envergadura”, ressaltou.
Ampliação
A ampliação da UMC prevê a adição de 45 novos leitos ao HU-UFGD, a duplicação das UTIs pediátrica e neonatal e a expansão da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal. Com isso, a unidade buscará reforçar o atendimento humanizado e qualificado para gestantes, mulheres e crianças da região.
O superintendente do HU-UFGD, Dr. Hermeto Paschoalick, ressaltou o impacto do projeto para a saúde regional. “A expansão da UMC é um passo essencial para aprimorar o atendimento de gestantes, mulheres e crianças na região. [...] Este projeto reforça nosso compromisso em atender com excelência e humanização.”
As obras, iniciadas oficialmente no dia 13 de novembro em evento realizado em Campo Grande, que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, têm previsão de conclusão em 24 meses, com entrega estimada para outubro de 2026.
Compromisso com a saúde e educação
Durante o lançamento realizado no dia 13, O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou a relevância do projeto para a região e o papel dos hospitais universitários na formação de profissionais de saúde e no avanço da pesquisa científica. “Esse investimento reforça o compromisso da Ebserh e do MEC com a qualidade e ampliação do SUS, especialmente em regiões que necessitam de atendimento especializado e de qualidade,” afirmou.
Sobre a Ebserh
A Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 45 hospitais universitários federais, desempenhando um papel central na assistência à saúde, no ensino e na pesquisa. Esses hospitais são referência para o SUS e são essenciais para a formação de milhares de profissionais de saúde em parceria com universidades federais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS avança na redução de carbono com ações e incentivos aos produtores rurais
Leia Mais
Vem aí Ruraltur MS: Sebrae realiza maior feira de turismo rural do Estado
Leia Mais
MS cria grupo técnico para reformar Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande
Leia Mais
Saúde amplia horário noturno em unidades de Nova Alvorada do Sul, Brasilândia e Bandeirantes
Municípios