SAÚDE
Pesquisa em SP demonstra que exercício físico é fundamental para combater o envelhecimento precoce em indivíduos obesos
28/10/2024
15:00
REDAÇÃO
@Maskot - GettyImages
Os estudos da Unicamp destacam a eficácia do treinamento físico, que combina musculação e exercício aeróbico, na melhoria do metabolismo lipídico, redução da inflamação e reversão da imunossenescência precoce em indivíduos obesos e diabéticos. A obesidade gera uma inflamação crônica que compromete o sistema imunológico, levando a um envelhecimento prematuro das células imunes e aumentando o risco de doenças crônicas.
O protocolo de 16 semanas de treinamento, realizado com 167 participantes de 40 a 60 anos, mostrou resultados significativos, como redução da circunferência abdominal, aumento da massa magra e melhora na função mitocondrial. A ativação do tecido muscular libera miocinas, que desempenham papel importante na saúde metabólica e na redução da inflamação.
As pesquisas também revelaram que, após o treinamento, os marcadores de imunossenescência dos participantes apresentaram melhora, destacando a capacidade do exercício físico em interromper o ciclo vicioso entre obesidade e inflamação. O estudo enfatiza a importância de intervenções não farmacológicas para a saúde, reforçando o papel do exercício na prevenção de doenças crônicas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Paraíso das Águas inaugura novo Salão Municipal de Eventos nesta sexta-feira
Leia Mais
Inaugurado o novo Mercado do Produtor de Paraíso das Águas
Leia Mais
TCE-MS é destaque na Rede Integrar para modernização das contratações públicas
Leia Mais
Feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado (23) em Água Clara, MS
Municípios