CLIMA
Frente fria traz alívio para o calorão e instabilidade climática em Mato Grosso do Sul
09/10/2024
06:30
REDAÇÃO
@Maria Goreti
A chegada de uma frente fria em Mato Grosso do Sul, prevista para esta quarta-feira, deve trazer alívio para as altas temperaturas e aumentar a instabilidade climática no estado. A expectativa é de que ocorram chuvas mais significativas, com acumulados superiores a 30 milímetros em 24 horas. O fenômeno pode ser acompanhado por tempestades, rajadas de vento e queda de granizo, como já registrado em Chapadão do Sul na terça-feira.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), essa condição meteorológica é provocada pelo intenso transporte de calor e umidade, associado à presença de um sistema de baixa pressão atmosférica.
Para os municípios do sul do estado, a previsão indica temperaturas mínimas de 15ºC no sábado pela manhã, embora o frio seja breve. Em Campo Grande, o dia amanheceu com céu encoberto e temperatura de 29ºC, com máxima esperada de 33ºC e possibilidade de chuva leve (até 3,2 milímetros). Na quinta e sexta-feira, as máximas serão de 26ºC e 24ºC, respectivamente, com chuvas de até 9 e 15,2 milímetros.
Já nas regiões sul e pantaneira, as máximas nesta quarta-feira não devem ultrapassar os 29ºC em Ponta Porã, 32ºC em Dourados, e 33ºC em Porto Murtinho. Cidades como Coxim, Corumbá e Aquidauana podem atingir até 36ºC.
Outras máximas previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para hoje incluem: 36ºC em Três Lagoas, 34ºC em Nova Alvorada do Sul, 33ºC em Ivinhema, Bonito e Maracaju, 32ºC em Nova Andradina, São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul, e 31ºC em Naviraí.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fim de semana tem shows de Ana Castela e Munhoz & Mariano em Campo Grande
Leia Mais
Emenda de Lia Nogueira leva música e dança a 400 crianças indígenas em Dourados
Leia Mais
Produtores de leite recebem animais do projeto de melhoramento genético do Proleite MS
Leia Mais
Governo investe R$ 4 milhões em pavimentação e drenagem em dois bairros da cidade
Municípios