SAÚDE
HU-UFGD/Ebserh e Santa Casa de SP iniciam matriciamento em saúde mental na Reserva Indígena de Dourados
Iniciativa visa capacitar equipes de atenção primária na detecção de transtornos mentais e prevenção do suicídio, com foco nas particularidades culturais dos povos indígenas da região
27/09/2024
08:00
ASSECOM
MARIA GORETI
@Divulgação
AGerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), da Rede Ebserh, em parceria com o Departamento de Psiquiatria da Santa Casa de São Paulo, iniciou um projeto piloto de matriciamento em Saúde Mental e prevenção de suicídio na Reserva Indígena de Dourados, em Mato Grosso do Sul.
Nos dias 06 e 07 de maio deste ano, o médico e chefe do Departamento de Psiquiatria da Santa Casa de São Paulo, Dr. Ricardo Uchida, juntamente com o médico e gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, Dr. Thiago Pauluzi Justino, visitaram a reserva indígena e a Unidade Básica de Saúde Jaguapiru II, mapeando e planejando pontos importantes para a realização do matriciamento.
O objetivo do projeto é treinar e supervisionar equipes de atenção primária na detecção e manejo de transtornos mentais, ajudando na prevenção do suicídio. De acordo com o Dr. Pauluzi, “existe uma alta prevalência de transtornos psiquiátricos nessa população, que precisam ser estudados”.
Serão mapeados os principais obstáculos e gargalos à assistência em saúde mental nessa localidade, bem como estudadas intervenções e tratamentos adaptados às características culturais próprias dos povos originários da região. O projeto conta com o apoio operacional do chefe da Unidade de E-Saúde, André Rogério da Silva, para a implementação do telematriciamento, do chefe do Setor de Ensino do HU-UFGD, Wesley Eduardo Ferreira, e do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde da Santa Casa de São Paulo, Felipe Oliveira de Aguiar.
Telematriciamento
O telematriciamento é uma estratégia utilizada na Atenção Primária à Saúde que combina o matriciamento tradicional com tecnologias de comunicação à distância. No matriciamento, equipes de saúde da família recebem suporte de especialistas para manejar casos complexos. Com o telematriciamento, esse suporte é oferecido remotamente, utilizando ferramentas digitais como videoconferências e plataformas online. Essa abordagem permite maior alcance e agilidade no suporte técnico às equipes locais, especialmente em regiões de difícil acesso.
Capacitação
No último dia 3 de setembro, o médico psiquiatra Dr. Thiago Pauluzi realizou a primeira atividade de matriciamento com a equipe da Aldeia Jaguapiru II, orientando os médicos da atenção básica, Dra. Poliana e Dr. Gabriel, na condução de casos de pacientes portadores de transtornos mentais. Também foi realizado um curso de capacitação em telemedicina no HU-UFGD para médicos da atenção básica do município de Dourados, com o objetivo de expandir o telematriciamento em saúde mental para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
De acordo com o Dr. Pauluzi, os médicos da atenção básica expressaram preocupação com o aumento no número de casos de Transtorno Depressivo, Ansiedade e Autismo no município e acreditam que o matriciamento pode ser uma ferramenta importante para facilitar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes portadores desses transtornos. “Toda vez que a distância impactar no cuidado e assistência à saúde do paciente, a telemedicina poderá ser uma boa ferramenta”, defende o Dr. Thiago.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel defende anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro
Leia Mais
Campo Grande continua com o ‘Drive da Vacinação’ contra a gripe neste domingo (06)
Leia Mais
Paranhos realiza eleição suplementar para novo prefeito neste domingo (6)
Leia Mais
Corrida Solidária lança campanha de arrecadação de agasalhos em Mato Grosso do Sul
Municípios