Campo Grande (MS), Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Cuidados para recém-nascidos de risco serão destaque em workshop para médicos e profissionais de saúde no MS

16/09/2024

09:20

ASSECOM

MARIA GORETI

Foto: Internet

Os temas e abordagens mais atuais sobre os cuidados neurocríticos neonatais serão o foco do Workshop UTI Neonatal Neurológica – da teoria à prática clínica, que ocorrerá no dia 20 de setembro, na Unimed Campo Grande. Promovido pelo Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros, em parceria com a PBSF, Fanem, BD, Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul e Unimed Campo Grande, o Workshop visa discutir os protocolos de neuroproteção e cuidados focados no cérebro dos recém-nascidos de alto risco.

Serão oito horas de aulas, entre teoria e prática, com temas de destaque como a asfixia perinatal, monitorização cerebral, hipotermia terapêutica, convulsão neonatal, estratégias de neuroproteção em recém-nascidos, utilização da holografia na UTI Neonatal, entre outros.

Para a Dra. Carmen Lúcia de Almeida Santos, presidente da Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul, trata-se de um evento muito importante para os profissionais da região. “É com satisfação que a sociedade de pediatria de Mato Grosso do Sul apoia este workshop, principalmente pela relevância na atualização sobre temas estratégicos da neonatologia neurológica. Temos um contingente grande de neonatologistas no nosso estado e acreditamos que esta é uma oportunidade de promover educação e troca de conhecimentos em prol da medicina", diz.

O neonatologista Dr. Gabriel Variane, fundador Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros, presidente eleito da Newborn Brain Society, e um dos professores do evento, comenta que “esse workshop é fundamental para divulgar as atualizações médicas mais avançadas em cuidados neurocríticos neonatais e para capacitar os profissionais no uso de protocolos de neuroproteção. Com trabalho em equipe, temos a oportunidade de aperfeiçoar as práticas existentes, atualizar os profissionais de saúde sobre as novas abordagens e demonstrar o potencial impacto dessas inovações no cuidado aos recém-nascidos”.

Asfixia Perinatal

Conforme dados do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), a asfixia perinatal é a terceira maior causa de morte neonatal no mundo, o que representa 23% dos óbitos. Essa condição ocorre quando o bebê fica sem oxigenação pouco antes, durante ou logo após o nascimento. O quadro pode levar ao falecimento ou a lesões cerebrais permanentes.

A asfixia perinatal também é o tema do Setembro Verde Esperança 2024, ação promovida pelo Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros em parceria com diversas instituições do Brasil e do mundo. Com o mote #EuRespiroaVida, o objetivo é disseminar ensino e estratégias para prevenção de sequelas neurológicas em recém-nascidos.

Monitorar para salvar

A PBSF (Protecting Brains & Saving Futures), empresa social brasileira cuja missão é reduzir a zero o número de crianças com sequelas neurológicas evitáveis por meio de um modelo revolucionário para prover cuidado neurológico de recém-nascidos de alto risco no mundo todo, já ganhou destaque internacional em um artigo publicado no JAMA Network Open em 2023, que descreveu o maior grupo de recém-nascidos com asfixia perinatal submetidos a monitoramento cerebral com ferramentas de saúde digital, pesquisados no Brasil.

No estudo, 872 bebês Aforam monitorados, dos quais 296 (33,9%) apresentaram crises epilépticas. Dessas crianças com crises, 89% tiveram crises subclínicas, sem sinais físicos, diagnosticadas apenas através do monitoramento.

“Além da nossa robusta experiência em implementação de cuidados neurocríticos para mais de 12 mil crianças em 50 hospitais, tanto públicos quanto privados, a PBSF possui um pilar acadêmico de grande relevância. A tecnologia tem sido uma grande aliada nesta jornada. No entanto, a atualização de protocolos, abordagens e práticas internacionais de atendimento das equipes hospitalares também possuem um papel fundamental, e podem fazer a diferença para salvar a vida dos recém-nascidos”, detalha Dr. Variane.

Evento: Workshop UTI Neon - UTI Neonatal Neurológica

Data: 20 de setembro

Horário: 8h às 16h45

Local: Unimed Campo Grande. Rua Goiás, 695 - Jardim dos Estados - Campo Grande (MS)

Sobre o Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros

O Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros é uma entidade sem fins lucrativos, criado por profissionais da área da saúde que objetivam disseminar estratégias para prevenção de sequelas neurológicas em bebês.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: