Dia Mundial da Alfabetização
Programa que leva alfabetização e letramento para adultos alcançou mais de 400 alunos em Mato Grosso do Sul
15 cidades receberam o Despertando desde seu início e atualmente 22 turmas estão em andamento no estado
10/09/2024
07:45
ASSECOM
@Divulgação
O Programa Despertando, promovido pelo Senar/MS, oferece oportunidades de alfabetização para adultos em Mato Grosso do Sul. Desde 2022, 460 alunos foram inscritos nessa jornada de aprendizado, que ensina habilidades de leitura, escrita e cálculos matemáticos. Em comemoração ao Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 08 de setembro, o Senar/MS traz o impacto do programa para aqueles que resolveram reescrever histórias.
Para chegar até o seu público, a iniciativa começa com demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais dos municípios. Em alguns casos, eles contam com parcerias locais que mobilizam o público conforme requisitos de cada etapa. Até o momento 15 municípios do estado receberam o Despertando.
O programa é dividido em duas etapas, a inicial focada na introdução à leitura, escrita da língua portuguesa e noções de cálculos matemáticos. A intermediária aprimora o conhecimento na leitura, interpretação e produção de textos, além de cálculos matemáticos mais complexos.
A analista educacional responsável pelo Despertando, Arilaine Pessoa destaca que “o programa impacta na melhoria da qualidade de vida dos participantes. É a construção e fortalecimento de sua autonomia, autoestima e liberdade. Isso permite que exerçam o direito de ir e vir, como cidadãos, sem depender do outro para ler ou escrever. Essa independência abre portas para realização de outros cursos e até realização de sonhos, como ler a bíblia.”
“É um sentido de dever cumprido”
Arilaine ressalta as transformações que o Despertando proporciona. “Fazer parte de uma ação que realiza sonhos é mais do que um propósito profissional, é parte de um propósito de vida. Nós, que tivemos acesso à educação na idade adequada, muitas vezes não compreendemos essa realidade, até ter contato com os alunos. Observar os relatos pessoais de conquista de cada um é confirmar que o Senar/MS realmente transforma vidas.”
Quem também participa desse processo é a pedagoga Márcia Lima Mendes Leite, que atua como instrutora no Despertando em Corumbá, em duas das 22 turmas que estão em andamento no estado. Ela explica que a preparação das aulas é por meio de planejamento diário. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento e desempenho dos alunos, e ir adequando a cada aula a estratégia pedagógica, dando significado da aprendizagem, utilizando suas experiências de vida. Deixando tudo mais dinâmico e colocando o aluno como protagonista da sus aprendizagem.
A oportunidade de vivenciar momentos únicos com os alunos, faz Márcia se sentir privilegiada em fazer parte do projeto. “Me sinto honrada em participar de um programa que transforma vidas. A sensação de ver que um aluno aprendeu a ler e escrever é uma emoção indescritível, é um sentido de dever cumprido.”
Reescrevendo Histórias
Marta Molina, de 79 anos, é uma das alunas de Márcia na turma inicial e conheceu o programa pelo Centro Conviver dos Idosos (CCI), que já frequentava. “Eu quero aprender bem mesmo português e matemática. Depois que terminar essa turma, pretendo fazer mais cursos e aproveitar enquanto ainda posso.”
Na mesma turma de Marta está Maria Elvira Pena, de 70 anos. Ela destaca que esse aprendizado é só o começo. “Eu gosto de tudo porque para mim é uma novidade praticamente. É meio difícil, mas estamos indo. Eu espero, depois que terminar, conversar com outros amigos e outras pessoas que passam igual a nós. E eu quero continuar no próximo módulo, tenho saúde.”
Quem também quer continuar aprendendo é Vitória Gomes da Silva, 67 anos. “Eu moro com Deus e comigo mesmo, né? Eu quero aprender de tudo, porque meu filho não lê pra mim. Vou continuar estudando e se tiver oportunidade, estudar cada vez mais.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios