Campo Grande (MS), Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Primeiros Sintomas de Alzheimer Podem se Manifestar nos Olhos, Diz Estudo

09/08/2024

11:00

MARIA GORETI

@Divulgação

Um estudo britânico conduzido pela Universidade de Loughborough revelou que a perda de sensibilidade visual pode ser um dos primeiros sinais da doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência neurodegenerativa. O estudo acompanhou 8.623 pessoas com idades entre 48 e 92 anos de 2006 a 2019 e encontrou que alterações na visão podem preceder os sintomas mais amplos da doença.

Como a saúde ocular pode ajudar na prevenção do Alzheimer?

Exames oftalmológicos detalhados podem ser ferramentas valiosas para o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer. "Identificar a perda de sensibilidade visual como um sinal precoce de Alzheimer pode ajudar a intervir mais rapidamente, oferecendo aos pacientes melhores prognósticos.

No Brasil, a falta de conscientização sobre condições oculares como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é um desafio significativo. Pesquisa encomendada pela farmacêutica Bayer em parceria com o Ibope revelou que 74% dos brasileiros desconhecem a DMRI, a principal causa de perda visual na terceira idade e a terceira maior causa de cegueira no país, afetando cerca de 3 milhões de pessoas. Além disso, 65% das pessoas com 55 anos ou mais nunca ouviram falar da doença.

Para promover a saúde ocular e a detecção precoce de doenças é importante quer sejam feitas consultas períodicas ao oftalmologista assim como outras medidas importantes para a saúde num todo.

  1. Exames oftalmológicos regulares: Essenciais para detectar precocemente doenças como catarata e degeneração macular, especialmente em idosos.
  2. Identificação precoce de Alzheimer: Monitorar a sensibilidade visual pode ajudar a identificar sinais iniciais da doença, possibilitando intervenções mais rápidas e eficazes.
  3. Importância da prevenção: Aumentar a conscientização sobre a saúde ocular na terceira idade é fundamental para melhorar a qualidade de vida.
  4. Prognósticos e tratamentos: Com diagnóstico e tratamento adequados, é possível melhorar significativamente o prognóstico de doenças oculares comuns.

Essas orientações são cruciais para garantir a saúde ocular e prevenir complicações graves, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: