ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Ordem do Dia: Incentivo à contratação de vítimas de violência é aprovado em 1ª
11/06/2024
12:00
ASSECOM
Deputados aprovaram três matérias durante a primeira sessão plenária da semana
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram e aprovaram na sessão plenária desta terça-feira (11), durante a Ordem do Dia, três matérias, duas em primeira discussão, que retornam ao plenário para votação em segunda discussão. De autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), foi aprovado o Projeto de Lei 203/2023, que institui um programa de incentivo e estímulo à contratação de mulheres em situações de violência doméstica. O objetivo é inserir com prioridade e devido acompanhamento mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade econômica, no mercado de trabalho, por meio da mobilização de empresas e estabelecimentos comerciais localizados no Estado.
“Uma iniciativa e aqui em Dourados já se transformou em lei e foi muito bem recebido porque dão a elas a autonomia que elas precisam. Agora MS terá um olhar de sensibilidade, e conseguir com isso quebrar o ciclo de violência que existe em nosso Estado. Será um marco na história das políticas públicas contra as mulheres”, considerou a autora da proposta, deputada Lia Nogueira.
"Um debate importante, a Casa está atenta", declarou Gerson
O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), destacou a importância do debate. “Esta Casa de Leis está sempre atenta a esse assunto, um debate de muita importância para o combate à violência contra a mulher”, declarou.
O deputado estadual Caravina (PSDB) também elogio o projeto em seu mérito e constitucionalidade. “Fui o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação [CCJR], e quero parabenizar a deputada pela apresentação do projeto, mais um voltado a melhorar as condições das mulheres vitimas da violência doméstica”, destacou.
Pesque Fest será incluído no Calendário
A deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente Casa de Leis e presidente da CCJR, também parabenizou a matéria. “A sensibilidade de estar sempre propondo projetos voltados aos cuidados com as mulheres, este especialmente na inclusão de vítimas da violência doméstica no mercado de trabalho. Isso traz um alento a quem passa por dificuldades de um relacionamento conflituoso, atreladas à violência, por não terem como se sustentar.
Aprovado também em primeira discussão o Projeto de Lei 99/2024, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Pesque Fest do município de Paranhos, a ser celebrado, anualmente, no primeiro sábado subsequente à Sexta-feira Santa.
Redação final
Projeto de autoria de Antonio Vaz segue à sanção
Em redação final, foi aprovado o Projeto de Lei 274/2023, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que institui a “Semana de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita”, ser realizada, anualmente, na semana do dia 12 de junho. A matéria segue à sanção.
Moção de Pesar
Em nome da Casa de Leis, foi apresentada Moção de Pesar aos familiares de Daladier Agi, ex-deputado estadual da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, aos 86 anos, no último sábado. O ex-deputado era uma importante liderança política de Paranaíba e de todo o Estado.
Serviço
As sessões são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 9h, e pode ser acompanhada ao vivo nos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis o Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, TV e Rádio ALEMS e Portal da ALEMS. A TV e a Rádio ALEMS estão com sinal aberto, respectivamente, no canal 7.2 e na FM 105.5.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Destaque no Brasil, Campo Grande tem o melhor saneamento básico do Centro-Oeste
Leia Mais
HU-UFGD oferta 74 procedimentos em mutirão neste sábado
Leia Mais
Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia para modernizar cirurgias em hospitais de MS
Leia Mais
Com apoio gratuito aos empresários, Sebrae/MS abre inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo
Municípios