CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO
Dia Mundial de Higiene das Mãos é comemorado no HU-UFGD
30/04/2024
14:00
ASSECOM
Parece tarefa simples, corriqueira e até bem óbvia lavar as mãos várias vezes ao dia. Mas, principalmente no ambiente hospitalar, a atividade ganha mais relevância. Por isso, o foco da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) esse ano está nos profissionais de saúde e cuidadores. Com o tema “Salve Vidas: Higienize suas mãos”, o alerta é para a importância da higiene das mãos na atenção à saúde, através da prevenção e controle de infecções.
Nos dias 03 e 06 de maio, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD/Ebserh) contará com atividade educativa voltada para profissionais de saúde, alunos e residentes: a caixa da verdade. O objetivo é orientar sobre a importância da higiene das mãos.
A caixa funciona como um simulador de lavagem das mãos. A dinâmica é feita com uso de tinta guache visível na luz ultravioleta, que sugere a presença de bactérias. Após a lavagem das mãos é feita a visualização na caixa. Assim, é possível verificar onde a limpeza não foi eficaz.
Os pacientes também participarão da data com a gincana de premiação para os profissionais, que higienizam as mãos quando prestam assistência. Silvane da Silva, chefe da Unidade de Vigilância em Saúde explica: “Serão entregues mãozinhas de sulfite para os pacientes, que distribuirão aos profissionais que higienizam as mãos quando prestam assistência. O profissional deposita a mãozinha na urna e no mês de maio, o profissional que tiver mais mãozinhas na urna receberá um prêmio”.
A higienização das mãos é um dos critérios avaliados pelo setor de Qualidade dos Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh. Visto que, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), todos os anos ocorrem em todo o mundo 136 milhões de casos de infecções resistentes a antibióticos associadas à atenção à saúde.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara de Campo Grande aprova projeto que amplia vagas no Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho
Leia Mais
Faustão passa por novo transplante após quadro de sepse
Leia Mais
Beber socialmente faz mal sim, aponta a ciência
Leia Mais
STF aprova orçamento de R$ 1 bilhão para 2026 com aumento de gastos em segurança
Municípios