Campo Grande (MS), Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

MEIO AMBIENTE

O V Congresso Brasileiro de Eucalipto está marcado para ocorrer em maio, na cidade de Vitória (ES)

Ainda dá tempo! Inscrições para um dos maiores fóruns florestais do país podem ser feitas através do site www.congressoeucalipto.com.br

22/04/2024

07:00

ASSECOM

@Suzano/divulgação

Um dos mais importantes fóruns Brasileiros de intercâmbio e atualização sobre o setor florestal está de volta. O Congresso Brasileiro de Eucalipto será realizado nos dias 08 e 09 de maio, no Auditório do Centro de Treinamento Dom João Batista, na Praia do Canto, em Vitória (ES), e neste ano, em sua 5ª edição, traz como tema central: “Uso Múltiplo Sustentável”, a fim de promover uma maior reflexão e compromisso do setor com práticas que respeitam o meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social.

O evento, que teve sua última edição em 2019, é uma realização do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), e conta com a participação esperada de diversos segmentos, como celulose e papel, indústria moveleira e madeireira, carvão vegetal, energia, e atividades afins. O Congresso garante oportunidades únicas de aprendizado, networking e troca de experiências.

Temas ; Programação


Com uma programação atual e diversificada, e contando com a participação dos principais profissionais do país no segmento serão abordados os seguintes temas no Congresso:

 Cenários e tendências do setor de florestas plantadas no Brasil;
 Mercado consumidor da madeira de eucalipto – Desafios e Soluções;
 Mercado de créditos de carbono com reflorestamento;
 Inovação tecnológica, sustentabilidade no setor florestal;
 Uso de eucalipto em consórcio com nativas para restauração florestal em áreas de reserva legal;
 Situação atual e perspectivas da aplicação do Código Florestal Brasileiro;
 Uso múltiplo de eucaliptos em pequenas propriedades;
 Uso do eucalipto em Sistemas agroflorestais de alta performance;
 A dimensão/impacto de projetos florestais nas comunidades e na cadeia de valor;
 Mecanização florestal em áreas acidentadas.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Estado berço Escolhido para receber a quinta edição do Congresso, o estado do Espírito Santo possui a 9ª maior área plantada de eucalipto do Brasil com aproximadamente 258 mil ha e a primeira em termos percentuais com 5,6% do território estadual.

O setor

O setor florestal baseado em florestas plantadas tem ganhado notoriedade nos últimos anos pela sua importância e contribuição ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil, e tem se tornado um dos principais motores da economia local. O país possui grande potencial para o reflorestamento e manejo florestal sustentável, o que pode contribuir para a conservação da biodiversidade e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com dados do Relatório Anual Ibá 2023, o Brasil possui 9,94 milhões de hectares plantados de eucalipto, pinus e demais espécies para a produção de celulose, papel, painéis de madeira, pisos laminados, produção energética, biomassa, construção civil rural e urbana, acomodação de cargas, entre outros usos. As árvores plantadas são responsáveis por 90% de toda a madeira produzida para fins industriais no País – o restante vem de florestas naturais legalmente manejadas.

O documento que reúne as principais informações do setor florestal brasileiro, também indica que no mesmo ano houve um crescimento de 6,3%, com receita agregada de R$ 260 bilhões.

Inscrições – Vagas limitadas

As inscrições para o V Congresso Brasileiro de Eucalipto podem ser feitas diretamente pelo link https://www.congressoeucalipto.com.br/inscricao.php (no site oficial do evento), com valor especial até o dia 29/04.
 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: