ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto prevê leitos especiais a pessoas com deficiência, idosos e com obesidade
07/03/2024
13:50
ASSECOM
Projeto Rinaldo Modesto aprestou os projetos de lei na sessão plenária desta quinta-feira @Luciana Nassar
As unidades de saúde poderão ser obrigadas a disponibilizar macas, camas e mobiliários adaptados para pacientes idosos sem mobilidade autônoma, pessoas com deficiência e ou com obesidade grave ou mórbida nas unidades hospitalares do sistema de atendimento à saúde pública e privada de Mato Grosso do Sul. É o que dispõe o Projeto de Lei 45/2024, apresentado na sessão plenária desta quinta-feira (7), pelo Professor Rinaldo Modesto (Podemos). O parlamentar também apresentou outra proposta nesta quinta-feira.
O projeto também inclui, nas obrigações dos hospitais, clínicas e consultórios, modificações necessárias na estrutura física e mobiliária dos leitos para atender, com qualidade necessária, às pessoas idosas, com deficiência ou com obesidade. “Observando as entidades que prestam assistência à saúde, nota-se a necessidade de uma obra acessível a pessoas com deficiência e que necessitam de macas ou camas adaptadas às condições de recuperação quando internadas ou durante a realização de exames e consultas médicas”, observa o deputado na justificativa da proposta.
Dia da doula
O deputado Professor Rinaldo também apresentou o Projeto de Lei 44/2024, que cria o Dia Estadual da Doula, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de dezembro. A homenagem, de acordo com o parlamentar, é uma “reinvindicação dessa importante classe profissional em atuação e, Mato Grosso do Sul e que desempenha atividades indispensáveis ao parto humanizado”, afirmou.
Fincado o período de pauta para eventual recebimento de emendas, os projetos serão analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso recebam pareceres favoráveis quanto à constitucionalidade, os projetos serão analisados pelas comissões de mérito e em sessões plenárias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Agosto Laranja chama atenção para a esclerose múltipla e reforça importância do diagnóstico precoce
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel deixa PSDB e oficializa filiação ao Partido Progressista
Leia Mais
Campo Grande sedia evento nacional “Elas Governam” sobre liderança feminina na gestão pública
Leia Mais
Diagnóstico tardio do câncer de colo do útero aumenta gastos no SUS e reduz chances de cura
Municípios