Campo Grande (MS), Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

TURISMO

Em direção a Bonito, nova rota em Mato Grosso do Sul une belezas do Cerrado e Pantanal e atrai personalidades

Caminho pela Estrada Parque passa pelo Distrito de Camisão, em Aquidauana, e segue na MS-345 até o município de Bonito, proporcionando contemplação e experiências únicas

25/02/2024

08:00

SEBRAE

@Divulgação

 

Arrumar a mala, organizar um roteiro de conexão com a natureza e viajar para Bonito costuma ser uma das opções preferidas para muitos turistas, sejam eles de Mato Grosso do Sul ou de outros lugares do mundo. E, agora, para quem sai da capital sul-mato-grossense Campo Grande, ir para o destino ganhou um ponto de partida com beleza singular: A Estrada Parque, que liga distritos como o de Camisão, em Aquidauana, à rota Pantanal-Bonito, proporcionando turismo de contemplação, experiências únicas e mais lembranças para guardar na memória.

Esse novo percurso para Bonito vem se consolidando e atraindo a atenção de personalidades, a exemplo do ator Alexandre Nero, que visitou a rota com a família em dezembro de 2023, a partir de um convite do Sebrae/MS. “A família da minha mulher é de Mato Grosso do Sul e eu costumo passar o ano aqui. Eu fui convidado pelo Sebrae de Mato Grosso do Sul para conhecer Bonito e eles pediram para eu fazer esse caminho. Bonito é conhecido pelo mundo inteiro, mas pouca gente conhece esse caminho para Bonito que é por Aquidauana”, relatou o ator, que iniciou na época o roteiro de viagem pelo Distrito de Camisão, que segundo ele, é um lugar impressionante pela sua estrutura, mas ainda pouco conhecido.

Localizado em um paraíso entre o Cerrado e o Pantanal, o Distrito de Camisão está repleto de atividades turísticas, como pesca esportiva, rafting, trilhas, corridas, gastronomia, vinícola, flutuação, entre outros. Além disso, foi na região que houve a gravação do remake da novela Pantanal, exibida pela rede Globo em 2022, o que a deixou ainda mais em evidência como destino. Dentre as diversas opções de lugares para se conhecer, está o Morro do Paxixi, um dos mais belos pontos turísticos do Estado. De fácil acesso, o morro tem uma altitude de 700 metros e, em alguns minutos de caminhada, é possível contemplar a vista de um dos mirantes.

Uma das características do turismo de proximidade é a distância curta para chegar aos destinos e a recepção feita pelos próprios proprietários do empreendimento, que conversam com os turistas, contam as histórias e curiosidades do lugar, gerando uma experiência única. Neste sentido, um dos atrativos visitados por Nero e sua família no Distrito de Camisão foi o Terroir Pantanal, uma vinícola que proporciona experiências conectadas à cultura e culinária local.

O empreendimento desperta a curiosidade de visitantes, seja pelo ineditismo de encontrar um estabelecimento produtor de vinhos em Mato Grosso do Sul, a contemplação da morraria ao redor ou a qualidade dos serviços prestados. “Recebemos o Alexandre aqui para mostrar os potenciais que tem essa região, mostrar para o Brasil as belezas do Pantanal, e queremos convidar a todos para virem conhecer a vinícola”, pontuou o empresário Gilmar França, fundador do Terroir.

Outros estabelecimentos de Camisão prepararam-se para receber visitantes, a partir de apoio do Sebrae/MS. Desde 2023, a instituição está com um trabalho no local capacitando os empreendedores, além de incentivar a organização dos pequenos negócios para que possam, juntos, fortalecer a região como ponto turístico e divulgar os atrativos existentes ali.

“A visita do Alexandre Nero foi uma parceria com o Sebrae para fortalecer o turismo de proximidade. Ficamos muito felizes, porque Camisão e outros empreendimentos estão se organizando para atender esse turismo sustentável. É a visibilidade que nós precisamos, para atrair e conquistar as pessoas que querem vivenciar na natureza o que há de melhor”, destaca Miriam Aveiro, presidente da Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi), que existe há cerca de um ano e reúne 13 negócios, dentre pousadas, pesqueiros, propriedades rurais, restaurantes e agroindústrias que ressaltam a gastronomia e produções alimentícias locais.

Próxima parada: Bonito

No final da Estrada Parque, o visitante chega em Aquidauana, apelidada de “Portal do Pantanal”. Lá, é possível encontrar rios, como o que dá nome à cidade, fartos em peixes como Pintado, Dourado e Pacú. Ao seguir viagem pela MS-345, o novo acesso para Bonito, em cerca de duas horas, o turista chegará rapidamente ao destino, que foi reconhecido no ano passado, pela 17ª vez, como o Melhor Destino de Ecoturismo pelo prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo 2022/2023”, promovido pela Editora Abril.

Bonito traz opções para os turistas mais aventureiros, como tirolesa, rapel e a oportunidade de explorar as belezas misteriosas das cavernas e grutas. A cidade também é famosa mundialmente pelas águas cristalinas. No coração do município, a 16 quilômetros do centro, está o atrativo Estrela do Formoso, onde é possível desfrutar de atividades contemplativas, como birdwatching, até algo mais ousado, como trilha de quadriciclo e mergulho com cilindro. Toda a exuberância encontrada no local é ampliada com o Rio Formoso, que banha o empreendimento e mostra todo o verde da natureza da região da Serra da Bodoquena.

O Estrela do Formoso é uma das referências para quem vai até Bonito e quer vivenciar a melhor experiência com passeios na água ou turismo de aventura. Durante sua última visita a Mato Grosso do Sul, Alexandre Nero também passou pelo empreendimento. Segundo o sócio proprietário do Estrela do Formoso, Lucas Alves Ferreira, um dos diferenciais é permitir momentos realmente relaxantes, a partir da contemplação da natureza e uma autonomia maior para o visitante, que define o que quer fazer durante o dia.

“O grande diferencial do Estrela do Formoso é que a pessoa é livre para chegar, aproveitar o dia e ir embora na hora que ela quiser. E, nesse período, ela desfruta de uma beleza que é a nossa ilha e relaxa, como em poucos lugares a gente vê essa oportunidade, tendo um serviço de culinária e de bebida realmente diferente, a pessoa está no meio de uma ilha e tendo a oportunidade de tomar um champanhe. Costumamos dizer que no Estrela do Formoso, queremos proporcionar o lugar onde a pessoa esquece a semana que teve e não lembra da semana que ela vai ter. Então, esse é o grande diferencial nosso, proporcionar uma liberdade de horário atrelada a um serviço de qualidade e há uma forte contemplação da natureza”, afirma Lucas.

O estabelecimento também pensa em produtos para melhorar a experiência do público durante a estadia no local, como a “noite estrelada”, um evento que inclui uma decoração especial, gastronomia de alto nível, música ao vivo e muito mais. “É um produto que a gente lançou, onde buscamos receber o turista em um ambiente completamente charmoso, à beira do rio, algo que não existe ainda em Bonito”, complementa o empresário.

Ao final do roteiro de viagem, que passou pelo Distrito de Camisão, na Estrada Parque em Aquidauana, até o município de Bonito, o visitante terá uma visão do que é o turismo em Mato Grosso do Sul: a união de belezas naturais, um serviço de qualidade, uma recepção amistosa e experiências únicas para guardar na bagagem.

“Com certeza essa visita ficará gravada não só para Alexandre Nero e sua família, mas também na memória de todo o turista que passa pela região e se encanta com as belezas naturais de Mato Grosso do Sul. Todo o potencial do ecoturismo e do turismo de proximidade da rota Pantanal-Bonito vem gerando desenvolvimento sustentável e oportunidades para as comunidades, transformando a vida dos pequenos negócios da região”, avalia a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.

Veja no YouTube do Sebrae/MS a passagem de Alexandre Nero pelo estado e detalhes dos destinos visitados, aqui.

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: