Campo Grande (MS), Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024

SAÚDE

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, um alerta: estimativa do INCA é de 3,3 mil novos casos para Campo Grande neste ano 

Médico explica que o melhor caminho para prevenção são os hábitos de vida saudáveis  

01/02/2024

11:35

ASSECOM

@ILUSTRAÇÃO (Freepik)

Neste 4 de fevereiro, Dia Mundial de Prevenção ao Câncer, em um cenário de aumento contínuo da incidência, um chamado se faz necessário: é preciso mudar hábitos, praticar atividades físicas com regularidades e ter uma alimentação saudável e variada.  

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que no triênio de 2023-2025 surjam, anualmente, 3.310 novos casos em Campo Grande (MS), sendo a maior prevalência do câncer de pele não melanoma, com 730 ocorrências ao ano; seguido do câncer de próstata, com 420 ocorrências previstas ao ano e o câncer de mama feminina, com 390. 

O cirurgião oncológico da Unimed Campo Grande Dr. Cezar Augusto Vendas Galhardo ressalta que a tônica é a prevenção a partir de hábitos saudáveis. Exames preventivos, como PSA (homens), mamografia (mulheres) e colonoscopia (acima dos 45 anos), devem estar na rotina, mas não existem garantias de 100% para diagnosticar tumores.   

“O principal alerta é quanto aos hábitos de vida. O câncer vem aumentando por diversos fatores; primeiro porque o ser humano vem vivendo mais e, ao mesmo tempo, cada vez mais temos pessoas mais sedentárias; mais obesas; menos praticantes de atividade física regular; com alimentação cada vez mais rápida e errada, como fast food, comidas prontas cheias de conservante, refrigerantes, bebidas alcoólicas e consumo do tabaco em suas diversas formas. Esses são os fatores que a gente tem de combater”. 

No caso, por exemplo, do câncer de cólon e reto, com previsão de 280 novas ocorrências ao ano na capital sul-mato-grossense, a alimentação pode impactar diretamente, relacionada ao consumo excessivo de carnes vermelhas e de embutidos.  

“Locais em que se consome menos carne vermelha, tendem a ter incidência menor de câncer no intestino. Porém, em contrapartida, tendem a ter incidência maior de câncer de estômago. Então, o ideal é ter hábitos saudáveis; atividade física regular e alimentação balanceada. Isso porque quando se come só uma coisa, é possível que se escape de um tipo de tumor e caia em outro”, adverte Dr. Galhardo. 

Quanto ao câncer de pulmão, cavidade oral, boca e laringe (com previsão, juntos, de 270 novos casos por ano) o tabagismo é o principal fator associado e uma preocupação grande é com os vapes. Nos Estados Unidos, por exemplo, estão descritos vários casos de acometimento agudo e grave do pulmão, a chamada EVALI.  “A gente acredita que podemos ter uma geração de câncer por vape, em alguns anos”. 

 

Atendimento – A Unimed Campo Grande conta com médicos especialistas e equipes multidisciplinares para atendimentos na área da saúde em geral. Saiba mais pelo telefone 0800 515 1510. Acompanhe também o podcast Cuidar de Você, da Unimed Campo Grande. Clique aqui  e acesse. 

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: