19ª RURALTUR
Experiências turísticas em comunidades nordestinas são apresentadas na Ruraltur
Objetivo é compartilhar ações que estão sendo desenvolvidas pelas comunidades para resgatar e valorizar conhecimentos e práticas tradicionais
05/12/2023
07:35
ASSECOM
Nadir Rodrigues
@Elias Rodrigues
Experiências turísticas promovidas em parceria com a Embrapa por comunidades de Alagoas, Sergipe e Pernambuco serão apresentadas durante a 19ª Ruraltur, feira de turismo rural do Brasil, que ocorre de 12 e 14 de dezembro, em Campo Grande (MS). O evento é uma iniciativa do Sebrae e do Sistema Famasul, por meio do Senar MS, com apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).
O painel O Papel das Lideranças para o Desenvolvimento do Turismo Rural terá a presença da diretora da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam), Salete Barbosa, de Palmeira dos Índios (AL). Outro painel que integra a feira, Comunidades no Turismo Rural, contará com a participação de Ana Paula Ferreira da Silva, presidente da Associação Pegadas na Caatinga e representante do Assentamento Nova Esperança, em Olho d’Água do Casado (AL).
O objetivo é compartilhar as ações que estão sendo desenvolvidas pelas comunidades para resgatar e valorizar conhecimentos e práticas tradicionais, além de estimular o desenvolvimento de novos negócios e promover a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Entre as atividades estão as inseridas no projeto de inovação social Paisagens Alimentares, coordenado pela Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió, AL), em parceria com a Lab Turismo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
De acordo com a organização da Ruraltur, haverá mais de 250 expositores locais e de outros sete estados do País, além de rodada de negócios, atrações culturais e palestras para troca de experiências. O foco do evento é atrair empresários e produtores rurais de atividades econômicas vinculadas ao turismo rural ou produção associada, gestores públicos e consumidores, além da população em geral.
A participação no evento é gratuita e as inscrições estão disponíveis no site da feira. Com a temática Isto é Mato Grosso do Sul, a Ruraltur busca, ainda, integrar o turismo rural à vida cotidiana no campo. Por meio da disseminação de conhecimentos técnicos, incentiva o desenvolvimento do agronegócio também do ponto de vista turístico e a inclusão de mais comunidades nessa atividade, de forma organizada e cooperada.
“Além da geração de renda extra para os empreendedores rurais, a atividade permite a integração entre homens e mulheres do campo junto ao meio ambiente, a valorização dos produtos locais e a atração de investimentos em infraestrutura para as regiões onde se desenvolve. Por isso a importância de fortalecermos o turismo rural”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.
Com informações do Sebrae.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Qualificação de auditores do TCE-MS reforça eficiência e impacto social da fiscalização
Leia Mais
Sessão Solene celebra 126 anos de Campo Grande com entrega de honrarias
Leia Mais
Empreenda Bem Mulher promove semana gratuita de capacitação em Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã sedia evento sobre tendências econômicas e oportunidades de negócios
Municípios