DEZEMBRO LARANJA
Humap realizará mutirão de prevenção e cuidados contra o câncer de pele
Durante o sábado, a população poderá contar com atendimentos rápidos e gratuitos
01/12/2023
07:40
ASSECOM
Dr Günter Hans Filho, chefe do serviço de dermatologia do HUMAP-UFMS
Você já se preocupou com alguma pinta e acabou esquecendo de procurar um médico? O Dezembro Laranja vem para te lembrar disso. E, não por acaso, o tipo de câncer mais comum no mundo é o câncer de pele.
Por isso, no dia 02 de dezembro o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), vinculado à Rede Ebserh vai realizar uma série de atividades à população, como forma de prevenção do câncer de pele.
O dia contará com orientações sobre fotoproteção, triagem, consultas e biópsias, de acordo com a necessidade.
Não é necessário agendamento. Em Campo Grande, basta o paciente procurar o Humap-UFMS das 9h às 15h, neste sábado (02/12).
Quando devo me preocupar?
São consideradas lesões suspeitas de câncer: feridas que não cicatrizam, sangram ou crescem. Ou pintas que estão em crescimento. Nesses casos é necessário procurar um especialista. O mutirão será voltado para este público.
Fatores de risco
Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, mas existem alguns fatores de risco, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Se você ou algum familiar já foi afetado pela doença; possui cabelos ou olhos claros; pele clara que não bronzeia; possui muitas pintas ou sardas; já teve queimadura solar ou tomou muito sol sem proteção.
“Cada um com a sua prevenção”
Esse é o tema escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para a campanha Dezembro Laranja de 2023. O foco é a individualidade de cada pele, com base no clima da região e medidas de proteção específicas, com base no histórico de vida de cada um.
Rede Ebserh
O Humap faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013 . Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Agendão: fim de semana em MS tem Som da Concha, RAP Brasil Festival, mostras e espetáculos culturais
Leia Mais
IPVA 2025: cerca de 900 mil carnês começam a ser entregues em dezembro no MS
Leia Mais
Brasileiros passam 9 horas por dia nas redes sociais, diz pesquisa
Leia Mais
Como aproveitar as promoções para antecipar as compras de fim de ano
Municípios