DEZEMBRO LARANJA
Humap realizará mutirão de prevenção e cuidados contra o câncer de pele
Durante o sábado, a população poderá contar com atendimentos rápidos e gratuitos
01/12/2023
07:40
ASSECOM
Dr Günter Hans Filho, chefe do serviço de dermatologia do HUMAP-UFMS
Você já se preocupou com alguma pinta e acabou esquecendo de procurar um médico? O Dezembro Laranja vem para te lembrar disso. E, não por acaso, o tipo de câncer mais comum no mundo é o câncer de pele.
Por isso, no dia 02 de dezembro o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), vinculado à Rede Ebserh vai realizar uma série de atividades à população, como forma de prevenção do câncer de pele.
O dia contará com orientações sobre fotoproteção, triagem, consultas e biópsias, de acordo com a necessidade.
Não é necessário agendamento. Em Campo Grande, basta o paciente procurar o Humap-UFMS das 9h às 15h, neste sábado (02/12).
Quando devo me preocupar?
São consideradas lesões suspeitas de câncer: feridas que não cicatrizam, sangram ou crescem. Ou pintas que estão em crescimento. Nesses casos é necessário procurar um especialista. O mutirão será voltado para este público.
Fatores de risco
Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, mas existem alguns fatores de risco, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Se você ou algum familiar já foi afetado pela doença; possui cabelos ou olhos claros; pele clara que não bronzeia; possui muitas pintas ou sardas; já teve queimadura solar ou tomou muito sol sem proteção.
“Cada um com a sua prevenção”
Esse é o tema escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para a campanha Dezembro Laranja de 2023. O foco é a individualidade de cada pele, com base no clima da região e medidas de proteção específicas, com base no histórico de vida de cada um.
Rede Ebserh
O Humap faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013 . Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara de Campo Grande aprova projeto que amplia vagas no Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho
Leia Mais
Faustão passa por novo transplante após quadro de sepse
Leia Mais
Beber socialmente faz mal sim, aponta a ciência
Leia Mais
STF aprova orçamento de R$ 1 bilhão para 2026 com aumento de gastos em segurança
Municípios