CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
No mês da Consciência Negra, a vereadora Luiza Ribeiro (PT) apresenta Projeto de Lei para ampliar cotas em concursos públicos
15/11/2023
07:55
ASSECOM
Paulo Victor
@Divulgação
A vereadora Luiza Ribeiro (PT), protocolou o Projeto de Lei nº 11.185/2023, que propõe alterações significativas na Lei nº 5.677, de 16 de março de 2016, que trata da reserva de vagas para negros e índios nos concursos públicos e contratações temporárias do município de Campo Grande.
A proposta visa aumentar as cotas de 10% para 20% para candidatos negros e de 5% para 10% para candidatos indígenas. A iniciativa busca alinhar as políticas municipais com as legislações federal e estadual, que já estabelecem uma reserva de 20% das vagas para candidatos negros.
No último dia 24 de outubro, o Projeto de Lei 5.384/2020, da deputada Maria do Rosário (PT-RS), foi aprovado, ampliando as cotas no ensino federal até 2033 e incluindo os quilombolas. A deputada esteve presente na Câmara Municipal de Campo Grande, em 6 de novembro, coassinando a justificativa do projeto de Luiza Ribeiro.
A justificativa do projeto destaca a importância das cotas como ação afirmativa para combater a desigualdade social. Apesar de a Lei Municipal nº 5.677 já prever a reserva de cotas, a porcentagem está em defasagem em comparação com as legislações federal e estadual.
O projeto encontra-se em tramitação aguardando parecer da CCJ para posterior votação no plenário.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel defende anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro
Leia Mais
Campo Grande continua com o ‘Drive da Vacinação’ contra a gripe neste domingo (06)
Leia Mais
Paranhos realiza eleição suplementar para novo prefeito neste domingo (6)
Leia Mais
Corrida Solidária lança campanha de arrecadação de agasalhos em Mato Grosso do Sul
Municípios