TCE-MS
Ferramenta propõe radiografia da educação no Estado
13/11/2023
13:15
ASSECOM
@Divulgação
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Jerson Domingos, o secretário de educação do Estado, Hélio Daher, e o secretário de educação de Campo Grande, Lucas Henrique Bitencourt, conheceram nesta segunda-feira, 13 de novembro, a proposta para o desenvolvimento de uma ferramenta de extração de dados e validação de informações para ajudar na gestão da educação e acompanhamento pela Corte de Contas.
A apresentação da ferramenta foi feita pelo diretor-presidente de uma empresa de inteligência artificial especializada em extrair e estruturar dados, Waldisnei Amorim, e pela gerente de projetos Laís Filter. Também participaram da reunião o conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, a chefe da Diretoria de Comunicação do TCE, Alexsandra Oliveiras, a superintendente de políticas educacionais da SEMED, Ana Cristina Dorsa, e a técnica da Divisão de Educação da SEMED, Ana Rita Silveira.
Juntos, eles conheceram a proposta para um Sistema Integrado de Auditoria Pública que concentraria o recebimento de dados estruturados da área da educação e geraria relatórios, facilitando a prestação de contas. A ferramenta, já utilizada em outros Estados, pode ser adequada às necessidades do Mato Grosso do Sul.
Na apresentação, a gerente de projetos Lais Filter, explicou que a ferramenta pode ser desenvolvida de acordo com as necessidades do TCE-MS, com o viês mais orientativo e pedagógico, e secretarias de educação. “Essa ferramenta do nosso sistema integrado de auditoria busca os dados estruturados dos jurisdicionados, o que proporciona para os gestores uma tomada de decisão mais efetiva, além da transparência”.
O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, coordenador-geral do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância do TCE-MS, ressaltou que “um dos maiores gargalos identificados pelo nosso Comitê ampliado é a falta de um cadastro unificado da demanda de vagas, principalmente, para as creches. Então essa reunião foi para alinharmos as necessidades e ouvir uma proposta de solução para agilizar o planejamento para conter o déficit de vagas!”.
Para o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, esse é mais um passo para auxiliar o jurisdicionado na tomada de boas decisões. “A ideia é implantar um programa que possamos ter conhecimento do todo, de todas as escolas do Mato Grosso do Sul, qual é a condição, a qualidade de ensino, vagas. Queremos uma radiografia da área educacional e queremos construir em conjunto uma proposta que envolva toda a sociedade para ofertarmos possibilidade de solução e a mesma oportunidade para todas as crianças”.
A proposta foi bem aceita pelos secretários de educação do Estado, Hélio Daher, e da Capital, Lucas Bitencourt. “A principal palavra é o planejamento, a curto, médio e longo prazo, para entendermos essa grande realidade e buscarmos soluções para sanar, entre outras questões, o déficit de vagas”, afirmou Lucas.
Para o secretário de educação do Estado, Helio Daher, essa é uma ferramenta que traz integração e transparência, dois importantes eixos de trabalho para a educação. “Ela vai nos possibilitar a análise da demanda reprimida, acompanhamento da vida escolar dos alunos e a entrega da transparência para a população”, concluiu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Insuficiência de fisioterapeutas em maternidade leva denúncia ao Ministério Público em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Entre cores, música e fé encontro de jovens propõe viver a alegria do Carnaval na presença de Jesus
Leia Mais
Jardim dos Estados atravessa décadas como um dos endereços mais valorizados de Campo Grande
Leia Mais
Central controla da água que chega à torneira até o destino correto do esgoto em Campo Grande
Municípios